agencia

Notícias

Quinta-feira, 21/02/2019 - 17h43

Coleção de matemática adotada pela Prefeitura na rede municipal vai incrementar ensino da disciplina

Ferramenta foi apresentada durante Jornada de Formação dos Professores e Coordenadores Pedagógicos da rede e será utilizada nas turmas de 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Formação de professores do município marca entrega de nova coleção de matemáticaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), via Centro de Formação do Educador (CEFE) realizou nesta quinta-feira (21), no Espaço Orienta – Jardim Renascença, o lançamento da coleção "Aprendizagem em Ação – Oficina de Matemática", que será utilizada nas turmas de 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal. Logo após a solenidade de lançamento da coleção, aconteceu a Jornada de Formação dos Professores e Coordenadores Pedagógicos, com a apresentação de toda a estrutura do material e orientações sobre as diversas formas de utilização da coleção em sala de aula.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, falou da importância do material didático adquirido pela Prefeitura de São Luís, com o objetivo de melhorar os níveis de ensino em matemática dos estudantes das escolas da rede municipal. "Esse é mais um esforço da gestão do prefeito Edivaldo em apoiar o trabalho dos docentes em sala de aula, suprindo as necessidades de aprendizagem dos estudantes com um material complementar, de metodologia prática, lúdica e participativa, que com certeza vai contribuir para a melhoria dos indicadores da Educação Básica na capital", assinalou Moacir Feitosa.

A apresentação da estrutura do material foi feita pela Dra. Lina Kátia Mesquita de Oliveira, coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) – entidade que validou a qualidade e teor educativo da coleção "Aprendizagem em Ação – Oficina de Matemática", da professora/autora Fabiana Esmeria de Castro Alves Ubriaco. Todos os professores de Matemática do 5º, 8º e 9º anos que participaram da Jornada de Formação receberam a coleção (livro do professor) – que contem quatro volumes, sendo um para cada bimestre, e um guia de orientações.

Muitos professores, logo no início da Jornada de Formação, realizada de forma interativa e desenvolvida pela própria autora da coleção, Fabiana Ubriaco, parabenizaram a iniciativa, que traz o estudo da matemática em formato de oficinas, em um total de 32 – pois cada um dos quatro volumes tem oito oficinas práticas. Segundo a autora, a coleção traz o ensino com foco na resolução de problemas, com estratégias metodológicas que levam o estudante a ser agente ativo na produção e apropriação do conhecimento. "Se o estudante faz, ele pode", destacou a professora Fabiana. Disse ainda que a metodologia da coleção irá desenvolver habilidades entre os estudantes para uma compreensão mais global do conteúdo.

A professora Maria de Fátima do Nascimento Lopes, do 5º ano na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luzenir Mata Roma, presente à Jornada de Formação e já de posse da Coleção Aprendizagem em Ação – Oficina de Matemática, disse que o conteúdo do material vai, com certeza, aprofundar o conhecimento do aluno. "A estrutura do livro em formato de oficinas traz um conteúdo mais lúdico e prático, que irá apoiar e facilitar o trabalho do professor, e promover mais conhecimento e autonomia por parte dos estudantes", acrescentou.

Além da Jornada de Formação com os professores e os coordenadores pedagógicos do 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Luís, a autora Fabiana Esmeria Ubriaco e a Dra. Lina Kátia Mesquita realizaram na quarta-feira (20), várias reuniões e encontros formativos com equipes da Semed. Equipes da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), do Centro de Formação do Educador (CEFE), do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE), da Área do Ensino Fundamental (SAEF) e do Currículo participaram das reuniões para conhecimento da coleção.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem