agencia

Notícias

Quarta-feira, 27/02/2019 - 17h14

Baile de Carnaval promovido pela Prefeitura de São Luís anima atendidos pelo Centro-Dia Adulto

Com muita alegria e ao som de um repertório diversificado, pessoas atendidas pelo serviço e seus familiares se divertiram na festa organizada pela Semcas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Acompanhados pelo Centro-Dia Adulto se divertiram durante o baile de CarnavalMuita alegria, animação e uma decoração bem colorida marcaram o primeiro baile de Carnaval de 2019, realizado nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A festa momesca aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, localizado no bairro Cidade Operária. O público presente, formado por pessoas adultas atendidas pelo serviço, familiares e a equipe técnica dançaram ao som de um repertório diversificado, que incluiu músicas maranhenses, reggae, axé, marchinhas carnavalescas, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Centro-Dia, Dina Mara dos Santos, as datas comemorativas servem como um incentivo a mais para interação do público. "Trabalhamos na perspectiva de proporcionar a interação e a inclusão. Como as atividades são diversificadas e eles não estão juntos todos os dias, o baile é uma ótima oportunidade para ajudar na integração, tanto dos usuários como dos familiares, e a animação é grande. Também aproveitamos as datas comemorativas para trabalhar o senso de orientação deles, pois elas ajudam no referenciamento do mês", explicou a coordenadora.

Carlos Rafael Ferreira, 28 anos, frequenta o espaço há cinco anos e descreve sua alegria. "Eu gosto muito de música, ouço todos os dias e aqui hoje está muito bom, eu acho que podia ter mais festas como esta. Também encontro todos os meus amigos e nos divertimos juntos", comemorou Rafael, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade especializada é executada pela Semcas em parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência.

Além da festa promover momentos de integração e lazer para os usuários do equipamento social, reúne também as famílias que podem aproveitar a folia de Carnaval. Jesuslene Ribeiro, 54 anos, mãe de um dos acompanhados, também diagnosticado com TEA observa que o baile é um bom momento para a sociedade perceber que todos possuem o mesmo direito e que as pessoas com deficiência podem ser vistas de outra forma. "Além da interação de todos, a comunidade pode perceber quanta animação e alegria tem aqui. Para nós este é um momento especial, pois também podemos aproveitar para nos divertir", afirmou.

CENTRO-DIA

O Serviço oferece atenção a jovens e adultos entre 18 a 59 anos, que possuem algum tipo de deficiência e as atividades se estendem também aos familiares. São desenvolvidas ações que proporcionam autonomia e convivência; permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares, além do acesso a outros serviços.

BAILES CARNAVALESCOS

A festa momesca da Semcas continua nesta quinta-feira (28), com a realização de 10 bailes que envolvem os públicos de crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva (voltada para pessoa com deficiência).

A programação dos bailes inclui desfiles de fantasias e escolha da melhor fantasia, participação da corte momesca da pessoa idosa, entre outros. Os bailes são promovidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), das regiões da Vila Nova, João de Deus, Turu, Vinhais, São Raimundo, Cidade Operária, São Francisco, Centro de Convivência Casa do Bairro (Centro) e da Vila Luizão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem