agencia

Notícias

Sexta-feira, 01/03/2019 - 10h10

Prefeitura promove baile de carnaval para idosos e pessoas com deficiência reforçando a inclusão

A festa, realizada nesta quinta-feira (28), reuniu idosos e pessoas com deficiência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos; da Residência Inclusiva, equipamentos da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A programação carnavalesca teve como objetivo garantir o lazer e promover a inclusão do públicoPara se divertir na folia de momo não tem idade, nem condição que limite. Com essa proposta, a Prefeitura de São Luís promoveu um baile de carnaval para atendidos pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A festa, realizada nesta quinta-feira (28), no Big Evento, no Turu, reuniu idosos e pessoas com deficiência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e da Residência Inclusiva. Na programação, muita música, dança, desfile de fantasias e sorteio de brindes.

A programação carnavalesca teve como objetivo garantir o lazer e promover a inclusão do público. "O nosso trabalho vai além da brincadeira. A programação busca incluir todos os públicos atendidos, dando a oportunidade não só do lazer, mas também da interação, fortalecendo os vínculos e o respeito. Assim, as pessoas têm a oportunidade de se divertir, interagir culturalmente e compreender o direito do outro", destacou a titular da Semcas, Andréia Lauande.

O baile é uma pequena amostra do conjunto de serviços que a Semcas promove, lembrou a secretária. "É mais um momento que representa o compromisso e o cuidado que a gestão do prefeito Edivaldo tem com este público que nem sempre pode ser tão presente às festividades. Essa é a missão, que fortalece a convivência, oferecendo algo melhor para as comunidades, conforme o prefeito Edivaldo preza e prioriza", frisou Andréia Lauande.

Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendidos nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) da Vila Luizão, Vinhais, Turu e pessoas com deficiência acolhidas na Unidade de Acolhimento Institucional Residência Inclusiva, participaram da confraternização. Além de uma série de atividades, o baile contou com participação da Corte Momesca da Terceira Idade, formada pela rainha, rei e princesas nesta faixa etária, e banda animando o evento com as músicas carnavalescas.

"Gostei muito de poder fazer parte desta festa. É melhor do que ficar em casa. Aqui a gente se diverte, faz amizades e bota a cabeça para funcionar. É bom estar em movimento e eu gosto muito de carnaval", disse a aposentada Maria do Livramento Cantanhede, que há mais de dois anos participa das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do João de Deus.

Acolhida da Residência Inclusiva, Michele da Costa, 23 anos, é cadeirante e vê nestes eventos a oportunidade de sair da rotina e interagir. "Eu gosto de sair. De ver as pessoas e me divertir. E sempre que tem alguma atividade externa, que são várias que a casa oferece para nós, eu vou. Adorei esse baile", disse.

O aposentado José da Natividade Vieira, de 77 anos, parabenizou a festa. "Aqui eu me senti bem, em ver pessoas da minha idade se divertindo e a gente está em um lugar seguro e com toda a estrutura. O carnaval é uma festa alegre e estou gostando muito", enfatizou.

A programação carnavalesca da Semcas contemplou ainda os as regiões dos Cras Vila Nova, João de Deus, São Raimundo, Cidade Operária, São Francisco, Centro de Convivência Casa do Bairro (Centro).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem