agencia

Notícias

Sábado, 09/03/2019 - 08h24

Prefeitura celebra Dia Internacional da Mulher com ações na Secretaria Municipal de Educação

Palestras e ações se estendem durante todo o mês de março e tem como público-alvo servidoras da Semed

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Semed celebra Dia da Mulher reforçando a sororidade entre as servidorasCom o tema "Eu sou Mulher. Mulheres inteligentes se valorizam", a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira (8), o segundo momento da campanha interna em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A programação conta com palestras e atividades diversas, todas as manhãs das sextas-feiras do mês de março. No dia de celebração da data, duas palestras modificaram de forma positiva a rotina das mulheres da secretaria: "Papo de Mulher: Vamos falar sobre sexo?", com a coach Adryanah Carvalho e "A Dança e a Essência do Feminino", com a bailarina Lucena Marques.

A campanha interna, realizada pelas Assessorias Técnica Pedagógica (ATP) e de Comunicação (Ascom), "Eu sou Mulher! Mulheres Inteligentes se Valorizam", tem foco na sororidade, a palavra derivada do latim soror, irmã, e que significa irmandade. "A intenção é fortalecer a rede de empatia e solidariedade entre as mulheres, é uma ajudando e apoiando a outra", disse Leonor Rodrigues, da ATP. Além das palestras, a campanha conta com banner interativo, onde as mulheres podem tirar fotos remetendo à luta, e colagens ilustrativas, colocadas estrategicamente nos banheiros da secretaria fazendo menção à sororidade.

A primeira palestra da sexta-feira foi "Papo de Mulher: Vamos falar sobre sexo", com Adryanah Carvalho, que criou uma atmosfera de papo entre amigas, onde foram abordados relacionamentos, sexo e questões existenciais. "A ideia é que a palestra seja intimista, abordando temas que fazem interação entre o universo feminino e masculino. Com a posse dessa discussão a mulher terá poder nas suas escolhas e decisões, ser senhora das suas vontades e dona de si", concluiu.

O segundo momento foi um convite à dança, conduzido pela bailarina e criadora do projeto Conexão Bem Viver, Lucena Marques. Ela classificou como um momento de partilha, entrega, onde cada um teve a oportunidade de se conectar com a essência do feminino. "Essa conexão abre as portas para o amor, a sensibilidade, ao acolhimento, sabedoria, doçura, delicadeza, intuição e força interior por meio da dança", pontuou.

Para fechar o momento, as mulheres participaram de uma grande Ciranda Bela Flor, fazendo uma ponte entre o ancestral e o contemporâneo, movimentando na roda sagrada emoções diversas, fortalecendo elos, e transformando a vidas.

PROGRAMAÇÃO

O mês de março começou com a realização da palestra que tem o tema da campanha "Eu sou Mulher. Mulheres inteligentes se valorizam", ministrado pela vice-presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Thayzya Ramalho. Ainda serão abordados até a última sexta-feira do mês na programação: nutrição, saúde da mulher, a mulher na mídia, etc.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem