agencia

Notícias

Quarta-feira, 13/03/2019 - 08h39

Prefeitura realiza primeiro encontro de gestores da Educação Infantil municipal do ano letivo 2019

Mais de 90 gestores participaram do evento que teve como objetivo alinhar ações entre a Semed e as Unidades de Educação Básica da rede

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestores de escolas da Educação Infantil se encontraram durante evento realizado pela Prefeitura O primeiro encontro da Educação Infantil da rede municipal de São Luís para o ano letivo de 2019 reuniu, nesta terça-feira (12), mais de 90 gestores no auditório da Escola Modelo Benedito Leite, no Centro da cidade. Realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encontro teve como principal objetivo alinhar as ações entre as Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) e a Superintendência da Área da Educação Infantil (SAEI/Semed).

Na ocasião, o titular da Semed, Moacir Feitosa, destacou os avanços da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. "Avançamos em áreas como gestão, informatização e tecnologia, infraestrutura, formação continuada, avaliação, currículo e aquisição de materiais didático-pedagógicos com foco na melhoria da educação na capital maranhense. Entre os avanços está o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) implantado nas séries iniciais do Ensino Fundamental bem como outras ações na área de alfabetização e letramento, que culminaram com a elevação dos indicadores educacionais do município, tendo por base o Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae/SL), implantado na gestão do prefeito Edivaldo", salientou o gestor.

A matrícula online, a reformulação do Currículo para a Educação Infantil, e a continuidade das ações pedagógicas com foco no ensino e aprendizagem dos estudantes foram os pontos mais ressaltados pelo professor Moacir Feitosa. Segundo ele, já há propostas de intervenções para o ano letivo de 2019 na área da Educação Infantil, para que os resultados das avaliações sejam tão satisfatórios quanto o revelado pelos números do Simae/SL para o Ensino Fundamental, divulgados no final de 2018.

A reformulação do currículo será feita de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. As reuniões já estão programadas para acontecer a partir da próxima segunda-feira (18). O secretário Moacir Feitosa explicou que até o mês de julho a proposta do novo Currículo para Educação Infantil deverá estar pronta para ser encaminhada para consulta pública. E, até a aprovação do documento, o município de São Luís irá utilizar para consulta o modelo do Governo do Estado - o Documento Curricular do Território Maranhense.

ANO LETIVO

Na reunião com os gestores, a superintendente da Área de Educação Infantil (SAEI/Semed), Maria Joseilda Oliveira Descovi, falou sobre unificação do calendário escolar, frequência e registro do diário de classe, importância das reuniões de pais e/ou responsáveis, e atenção ao horário de trabalho e elaboração de relatório semestral das atividades pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar, entre outras ações e normas da Semed que devem ser observadas.

"O objetivo aqui é alinhar nossas ações. Estamos passando aos gestores tanto informes administrativos quanto orientações sobre as ações pedagógicas a serem realizadas", disse a superintendente, destacando a chegada, neste ano letivo de 2019, do livro didático do professor da Educação Infantil, disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - "Educar, Cuidar e Brincar na Ação Pedagógica da Creche e Pré-Escola".

A gestora do Anexo I, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Orquídea Santos, Andrea Catarine Gomes Dantas, disse que a reunião foi bem esclarecedora e tratou de pontos importantes. "É de suma importância recebermos algumas informações e orientações nesse início de ano letivo, de forma a planejarmos nossas atividades seguindo as normas estabelecidas pela Semed", finalizou a gestora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem