agencia

Notícias

Quinta-feira, 14/03/2019 - 17h25

Com programa Peixe Solidário Prefeitura garante alimento saudável a milhares de famílias

Ação da gestão do prefeito Edivaldo visa combater a insegurança alimentar e proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade social um alimento nutritivo; entregas desta quarta-feira (13) foram feitas em quatro bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Uma das beneficiadas com a entrega do pescado em programa da Prefeitura de São Luís Cerca de quatro mil famílias foram beneficiadas nesta quarta-feira (13) com as distribuições do programa Peixe Solidário. A ação da Prefeitura de São Luís contemplou moradores dos bairros Camboa, Aurora, Santa Bárbara e João de Deus com a entrega de aproximadamente 12 toneladas de pescado. Ação colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior visa combater a insegurança alimentar e proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade social um alimento nutritivo.

O programa Peixe Solidário contribui para diminuir a insegurança alimentar e tem reflexo direto e significativo para as famílias mais necessitadas, pontuou a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro. "Considero como pontos importantes do programa o atendimento a diversas comunidades levando um alimento nutritivo, de qualidade e que faz a diferença na alimentação das famílias beneficiadas. O Peixe Solidário já se fortalece como um dos destacados programas sociais da gestão do prefeito Edivaldo", reforça a gestora.

Os peixes são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social e cadastrados nas entidades de assistência do município. Além de representar um componente positivo na alimentação, o programa impacta positivamente na renda das famílias, pois o que seria gasto com a aquisição do produto pode ser utilizado para aquisição de outros itens. Foram realizadas duas entregas pela manhã, na Camboa e Aurora; e outras duas na Vila São Domingos (Santa Bárbara) e João de Deus, a tarde. Em cada distribuição cerca de mil famílias foram contempladas com a entrega de aproximados três quilos para cada.

A doméstica Kátia de Lourdes dos Anjos, 52 anos, ficou satisfeita com a entrega e parabenizou a iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo. "Esse alimento é muito importante para nós, porque peixe ainda é um pouco caro e nem sempre a gente pode comprar. Receber esse produto é uma alegria", disse ela que mora com mais três pessoas na residência.

A estudante Thayná Santos, 19 anos, destacou que peixe é um ótimo alimento e esse reforço na alimentação vai garantir mais nutrientes para ela e os familiares. "Eu achei muito bacana esse programa, porque peixe é um alimento que não faz mal a ninguém e que a gente deve consumir ao menos uma vez na semana. O programa já ajuda a ter esse acesso mais fácil e de graça", enfatizou a jovem.

A distribuição é realizada conforme a aquisição do produto pela Prefeitura, priorizando os cadastrados no CADÚnico e Bolsa Família - programas do Governo Federal; e inscritos nos Centros de Referência de Assistência Social, equipamentos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem