agencia

Notícias

Quinta-feira, 14/03/2019 - 18h32

Prefeitura de São Luís participa da solenidade de criação do Consórcio Nordeste

Assinado pelos governadores dos nove estados que compõem a região, protocolo de criação do órgão compôs a programação do Fórum de Governadores, também sediado no Maranhão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís participa da solenidade de criação do Consórcio NordesteOs estados da Região Nordeste dão um passo importante para beneficiar as gestões estaduais e promover o desenvolvimento regional. Foi criado, na tarde desta quinta-feira (14), em São Luís, o Consórcio Nordeste, assinado pelos governadores dos nove estados que compõem a região, entre os quais o governador Flávio Dino. O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, na cerimônia de criação do Consórcio, realizada no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão.

A assinatura do protocolo de criação do Consórcio Nordeste aconteceu durante a programação do Fórum de Governadores, também sediado no Maranhão. Para o governador Flávio Dino, a criação do Consórcio é um salto na cooperação entre os estados. "Estamos constituindo esse organismo que vai permitir que, juridicamente, os nove estados atuem em torno de determinados itens, como se fossemos um só, para a aquisição de produtos e de serviços. É a celebração de parcerias de políticas públicas fundamentais para a região", disse.

"É uma honra para nós recebermos em nossa cidade os governadores do Nordeste, nesse importante momento para a região, que é a assinatura de um protocolo estabelecendo parceria institucional, além de reforçar uma agenda comum de necessidades dos estados. Parabéns ao governador Flávio Dino, que sediou esse momento histórico, um grande avanço na perspectiva de garantias de direitos aos estados nordestinos", destacou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

O governador da Bahia, Rui Costa, eleito, por unanimidade, para presidir o Consórcio, com o mandato de um ano, agradeceu a recepção aos governadores e explicou a importância do Consórcio para os estados. "É uma ferramenta de gestão, jurídica e administrativa, que busca eficiência do gasto público, colocar em prática ações de desenvolvimento regional, de compartilhamento de estruturas, equipamentos e pessoal, redução de custos, através do compartilhamento de licitações. Todos nós sairemos ganhando com redução de custos daqueles itens que são comuns a todos os estados".

Rui Costa explicou ainda que, diante do quadro de dificuldades em alguns estados, o Consórcio significa possibilidades de superação. "É para melhoria de qualidade do povo nordestino, por isso é preciso cuidar da eficiência do gasto público para que a gente possa superar as dificuldades dos estados. Espero que ao longo desse ano de mandato, nós possamos concretizar várias ações deixando um saldo positivo para cada um, em termos de desenvolvimento, economia e racionalidade do gasto público", enfatizou.

VANTAGENS

Com a formação do Consórcio Nordeste, os estados poderão ter várias vantagens e benefícios como fazer compras institucionais mais baratas em licitações, para obter produtos ou serviços de necessidade comuns; cooperação em situações emergenciais e de crise, com mais agilidade; vender mais produtos comuns para o mercado internacional; projetos e ações comuns em diversas áreas; troca de tecnologia e conhecimentos; intercâmbio cultural e estudantil; criação de parques industriais e polos tecnológicos, atraindo o interesse de investidores; criação de fundos para facilitar financiamentos que podem ser utilizados em construção de habitações ou em projetos sociais. Além disso, o Consórcio dá mais força política aos estados, que juntos poderão ter mais peso nas decisões nacionais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem