agencia

Notícias

Quarta-feira, 20/03/2019 - 14h56

Prefeitura estimula alimentação saudável nas escolas com atividades lúdicas e merenda de qualidade

Por meio de atividades divertidas, gestão do prefeito Edivaldo leva alunos da rede municipal a aprenderem mais sobre o valor dos alimentos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura estimula alimentação saudável nas escolas com atividades lúdicas e merenda de qualidadeAmanda acordou tarde, cansada e indisposta porque tomou refrigerante e comeu muitos doces. Já Breninho que comeu frutas e verduras amanheceu disposto e cheio de energia. A história 'Amanda no País das Vitaminas' foi contada através de um teatro de fantoches a crianças da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, no Centro. Com a história, uma lição: a importância de comer frutas, verduras e legumes para ter uma vida saudável. A atividade aconteceu nesta quarta-feira (20) nos dois turnos, e na quinta-feira (21) será realizada na U.E.B. Antônio Lopes, também para alunos da Educação Infantil. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Faculdade Cest e integra a política educacional do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.   

A história incentiva alunos entre 2 e 5 anos a pedirem aos pais alimentos saudáveis ao invés dos industrializados. O resultado é positivo, considerando que o interesse das crianças sobre o assunto aumenta após a atividade lúdica. "Gosto de comer uva, feijão e macarrão", contou Davi Duarte, de 4 anos, logo depois de conhecer de perto a Amanda e o Breninho. Depois do teatro de fantoches, profissionais da área de Nutrição conversaram com as crianças e apresentaram aos alunos os alimentos saudáveis e os que devem ser evitados.

O secretário da  Semed, Moacir Feitosa destacou a importância da ação. "A gestão do prefeito Edivaldo se empenha em oferecer na escola uma alimentação balanceada para suprir a necessidade nutricional e garantir o desenvolvimento adequado das crianças. O trabalho da equipe de nutricionistas da Semed é muito importante no sentido de orientar a criança para seguir uma alimentação saudável. Porque os hábitos alimentares vão refletir na idade adulta" disse Moacir Feitosa.

"Essa atividade é voltada para a faixa etária dos alunos da Educação Infantil. O objetivo é fazer eles compreenderem, de uma forma bem lúdica e interativa, que na alimentação nada é proibido, mas existem alimentos que não fazem tão bem à saúde, como os industrializados, e devem ser evitados e consumidos em pouca quantidade. Nossa intenção é despertar o interesse das crianças e estimular o consumo de alimentos naturais", disse a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Amanda Cristina Gomes.

A U.E.B. Bernardina Spíndola atende 187 estudantes nos dois turnos. A diretora Silvia Fontinhas conta que a alimentação saudável é incentivada de outras formas na escola. "A escola oferece diariamente às crianças uma merenda de qualidade com alimentos como sopa com verduras, frutas, arroz com carne ou frango e sucos variados. É importante contar com a contribuição dos pais para que eles possam acompanhar as crianças nessa escolha por alimentos mais naturais", destaca a gestora, lembrando que a partir dos dois anos a alimentação das crianças torna-se mais parecida com a alimentação da família.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA

A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento das crianças. A escolha por alimentos saudáveis contribui com a prevenção de problemas de saúde como desnutrição, anemia, obesidade e cárie e, ainda, doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, entre outras. Essa escolha pode ser estimulada na escola, por meio de atividades e projetos como o teatro de fantoches baseado no livro 'Amanda no País das Vitaminas', escrito por Leonardo Mendes Cardoso.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem