agencia

Notícias

Quarta-feira, 03/04/2019 - 17h30

Equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, Galeria Trapiche abre inscrições para Curso Intensivo de Olaria

O curso será facilitado por Uiran Oliveira e inicia na próxima segunda (8), com aulas até sexta-feira (12), das 14h às 17h

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, Galeria Trapiche abre inscrições para Curso Intensivo de OlariaJá pensou em decorar um ambiente com um objeto de argila que você próprio esculpiu? A Galeria Trapiche traz uma boa oportunidade para desenvolvimento do seu viés artístico com a abertura do Curso Intensivo de Olaria na próxima segunda (8), das 14h às 17h. A capacitação vai até sexta-feira (12) e será facilitada pelo artesão Uiran Oliveira. A Galeria é um equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, localizada em frente ao Terminal de Integração, na Praia Grande.

A diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi, destaca que o equipamento municipal de cultura contribui para a formação de novos artistas na cidade e torna este espaço disponível para a sociedade. "O Ateliê Trapiche é um dos projetos permanentes que dinamizam este espaço, nos tornando um ponto de encontro de artistas, em que o público não vem apenas observar uma exposição, mas vem desenvolver seus trabalhos dentro da Galeria", ressaltou.

O curso será facilitado por Uiran Oliveira, que traz em seu currículo mais de 25 anos de trabalho com argila. Durante o curso, os alunos irão aprender ou exercitar as habilidades  e também aprenderão a manusear o torno, usado para dar formas aos objetos e ornamentar as peças, produzindo uma obra completa. "É uma atividade profissional, mesmo que a pessoa ainda não tenha experiência, pois todos sairão com bagagem e poderão até utilizar como fonte de renda", destacou o professor.

O curso faz parte do projeto Ateliê Trapiche e está com inscrições abertas. As aulas serão ministradas na Galeria. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail galeriatrapicheslz@gmail.com, enviando os seguintes dados: nome completo, idade, telefone. As vagas são limitadas e o investimento é no valor de 150,00. Pode participar qualquer pessoa a partir dos 14 anos, tendo experiência com olaria ou não.

PERFIL

Desde criança Uiran Oliveira observava as marcas no chão formadas com a argila natural e disso nasceu a vontade de trabalhar com olaria. Ao longo dos anos, desenvolveu trabalhos mais voltados ao social, envolvendo a comunidade. Foi professor de cerâmica durante 12 anos e realizou exposições em vários locais como a Casa do Maranhão, Morada Histórica, Sesc Deodoro, dentre outros.

Também no Sesc, deu início ao projeto 'Mãos que Transformam' de arte educação inclusiva, com alunos cegos – realizou três exposições individuais: 'Terroada' - 2003, 'Com Tato Visual' - 2004 e 'Noturno: Passaredo e Formas' - 2009. Recebeu por três vezes premiação no Concurso de Arte Efêmera da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Já participou na Europa de duas feiras internacionais (2001/2002 - Milão, na Itália e 2005/2006 - Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha). Também participou da 10ª Feira do Livro de São Luís, com a exposição 'Sonhando Crianças', que reunia trabalhos desenvolvidos na comunidade do bairro Novo Angelim. Atualmente, desenvolve a função de Coordenador de Montagem da Galeria Trapiche.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem