Notícias
Prefeitura de São Luís reforça estratégias de combate à gripe com Dia D Municipal de Vacinação
A ação, que foi realizada neste sábado (13), faz parte do conjunto de estratégias executadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior durante o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza visando atingir uma maior cobertura vacinal
O Dia D municipal de vacinação faz parte das estratégias de combate à gripe na capital maranhense No Dia D Municipal de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizado pela Prefeitura de São Luís, neste sábado (13), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) registrou grande movimentação em todos os postos da rede disponibilizados para aplicação das doses. A meta da mobilização municipal, que tem como objetivo reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influeza, foi aplicar três mil doses, somente neste sábado, em um esforço extra da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para atingir a meta estipulada para a capital maranhense, que é vacinar 254.958 pessoas, até 31 de maio, quando encerra a campanha nacional.
O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou as atividades no Centro de Saúde do Turu e destacou a importância da campanha municipal como uma estratégia a mais no combate à influenza na capital. "A gestão do prefeito Edivaldo está totalmente empenhada para realizar uma cobertura plena da ação. Fizemos esse Dia D municipal antes da mobilização nacional, que acontece dia 4 de maio, para que a população prioritária pudesse aproveitar o sábado para se vacinar e, assim, se proteger da doença. Tenho certeza que, com as estratégias adotadas, vamos alcançar o maior número possível de pessoas do grupo prioritário e atingir a meta estabelecida para a nossa cidade", afirmou Lula Fylho, ressaltando ainda que as complicações da gripe podem matar e que, por isso mesmo, é importante buscar a proteção o quanto antes.
Além do Dia D Municipal, outras estratégias estão sendo adotadas para alcançar o público-alvo da campanha. A divulgação em massa nos canais de comunicação e mídias sociais e a instalação de postos nos grandes shoppings da cidade são algumas delas. A mobilização nos shoppings acontece a partir do próximo final de semana até o término da campanha. A Prefeitura também levará postos volantes a todas as escolas municipais e comunitárias e creches, para imunizarem as crianças dentro da faixa etária prevista pela campanha. "Essa é outra iniciativa importante porque o grupo infantil é, atualmente, o que se tem mais dificuldade de atingir a meta" diz o secretário.
O Dia D municipal de mobilização contra a Influenza aconteceu nas unidades básicas de saúde e em postos da rede, das 8h às 12h do sábado (13). Envolveu ao todo 347 profissionais, sob a coordenação da Semus. A estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior visa ampliar o acesso do público-alvo à vacina. É uma das muitas ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo para que o público-alvo da campanha seja alcançado.
Os públicos-alvos da campanha contra a influenza, de acordo com o Ministério da Saúde, são crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Nos dias 26 e 27 de abril, e em maio (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), a vacina estará disponível nos shoppings Rio Anil, da Ilha e São Luís. Entre as estratégias, também estão previstas ações em escolas da rede municipal de ensino. O 'Dia D' nacional será realizado em 4 de maio.
A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é um dos sintomas mais evidentes e comuns da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.
Foi para evitar que algumas dessas complicações afetassem seu filho, o pequeno Nícolas Gabriel, de seis meses, que a dona de casa Emanuela Costa, levou o menino logo no início da manhã. "Aproveitei a mobilização municipal para vacinar logo meu filho. A gente sabe que criança gripa bastante e imunizando-o ficamos mais tranqüilos porque sabemos que ele estará protegido", disse.
Proteção é o que também espera o aposentado Luis Gonzaga, 70 anos. "Nós, idosos, estamos muito suscetíveis a gripes e suas complicações. Por isso eu não vacilo com relação a minha imunização contra essa doença. Antes eu gripava bastante, mas depois que comecei a tomar as doses raramente isso acontece e quando ocorre geralmente é bem fraca e não nos prejudica em quase nada", observou o idoso.
Gestante de quatro meses, a dona de casa Kelma Sandra Ribeiro, 35 anos, também sabe da importância da vacinação em seu estado. "Achei ótimo a vacinação neste sábado, porque durante a semana estamos sempre muito ocupados. Aproveitei logo para me vacinar porque sei que se estou imunizada meu filho também estará protegido", relatou ela.
Leia mais sobre Saúde

Projeto de melhoria da qualidade do atendimento implantado pela gestão do prefeito Edivaldo no Socorrão I é bem avaliado pelo Sírio-Libanês

Gestão do prefeito Edivaldo se destaca em evento nacional com projeto implantado no Hospital da Mulher

Prefeitura de São Luís capacita gentes de endemias e comunitários com curso de português e oratória

Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito da dengue com Dia D no Monte Castelo

Gestão do prefeito Edivaldo promoverá Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (6)