agencia

Notícias

Quarta-feira, 17/04/2019 - 17h56

Prefeitura de São Luís garante pescado na mesa de milhares de famílias na Semana Santa

A distribuição de pescado integra a política de combate à insegurança alimentar colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo; somente este ano já foram entregues mais de 200 toneladas do alimento por meio do Programa Peixe Solidário

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza entrega de peixe na Vila São Luís A Prefeitura de São Luís está realizando, nesta semana, novas ações do Programa Peixe Solidário. A distribuição chega em boa hora a bairros de alto índice populacional na cidade, considerando que, na Semana Santa, os preços dos pescados costumam subir nas feiras e mercados. Desde o início de 2019, mais de 200 toneladas de peixe foram entregues em 49 territórios. O trabalho é parte da politica de combate à insegurança alimentar colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Só nesta semana, cerca de 68 toneladas estão sendo distribuídas, beneficiando mais de 26 mil famílias.

Nesta quarta-feira (17), a entrega foi realizada no Morro do Zé Bombom, Vila Sapinho, Vila São Luís e Na Vila Sarney. Nesta quinta-feira (18), serão contemplados moradores dos bairros Vila Conceição/Portelinha, Cidade Operária, Tibirizinho e Vila Brasil/São Bernardo. Nesta semana, já foram beneficiadas também famílias de bairros como Vila Cruzado/Vinhais, Residencial Batatã, Bairro de Fátima, Coquilho I, Pedrinhas, Baixão do São Cristóvão, Centro/Desterro e Alto da Esperança.

As distribuições do Programa Peixe Solidário são realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). "Nesse período, cresce a busca pelos pescados e, consequentemente, sobem os preços nos mercados. A distribuição, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é de grande ajuda a essas famílias, que vivem em áreas consideradas de alto índice de insegurança alimentar e nutricional", destaca a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro.

O programa Peixe Solidário contribui para diminuir a insegurança alimentar, tem reflexo direto na qualidade nutricional da população e é muito significativo para as famílias mais necessitadas. Entre as contempladas com a ação está a família da dona de casa Lélia Regina Trancoso, moradora da Vila São Luís. "É muito bom porque a gente precisa. O peixe está muito caro por conta da Semana Santa", conta a dona de casa. "Moro com mais sete pessoas em casa, então são muitas pessoas beneficiadas com essa ação que é muito boa", completou a dona de casa Cleudiane Alves, 37 anos.

Os peixes do programa Peixe Solidário são distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social e prioriza os cadastrados no CADÚnico e Bolsa Família - programas do Governo Federal; e inscritos nos Centros de Referência de Assistência Social, equipamentos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O Programa Peixe Solidário é promovido em parceria com o Governo Federal e além de representar um componente positivo na alimentação, impacta positivamente na renda das famílias, pois o que seria gasto com a aquisição do produto pode ser utilizado para aquisição de outros itens.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem