agencia

Notícias

Quinta-feira, 25/04/2019 - 16h32

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde voltada para servidores do Instituto Municipal da Paisagem Urbana

A primeira-dama Camila Holanda, ao lado do presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, acompanhou a oferta de serviços que integra a Política de Valorização do Servidor Municipal, executada pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Primeira-dama Camila Holanda participa de ação de saúde para os servidores do Impur no CEM FilipinhoUma ação de saúde realizada na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Filipinho, contemplou servidores do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). A primeira-dama Camila Holanda, ao lado do presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, acompanhou a oferta de serviços, que incluiu consultas médicas especializadas e exames. A ação, com o tema "Quero Viver Mais Consciente", integra o conjunto de iniciativas da Política de Valorização do Servidor Municipal, executada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Aos servidores, em sua maioria homem, foram oferecidas consultas com cardiologista, urologista e proctologista, com encaminhamento para demais especialidades médicas. Os pacientes puderam fazer também testes rápidos e exames como o Eletrocardiograma. Os trabalhadores contaram ainda com orientações da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Lira sobre prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

"A proposta desta ação, a exemplo de outras que já foram realizadas, é oferecer a esses servidores, que tanto contribuem para tornar a nossa cidade ainda mais bonita, a oportunidade de cuidar da saúde. Com a rotina corrida, é mais difícil eles disporem de tempo para buscar cuidados médicos. Então, a gestão do prefeito Edivaldo, preocupada com o bem-estar do trabalhador, promove esta ação no intuito de facilitar o acesso e incentivar a busca por esses serviços", ressaltou a primeira-dama Camila Holanda, recebida na unidade de saúde pelo Coral Vozes de Sabedoria, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Enquanto aguardavam as consultas, os trabalhadores que realizam serviços na área do paisagismo urbano, também prestigiaram o coral do Sesc que entoou, entre outras canções, o Hino de Louvação à São Luís e "Bela Mocidade", do bumba meu boi de Axixá. 

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, avaliou positivamente a iniciativa. "Para esses servidores, esta é uma ação muito importante, pois alguns estão há tampos sem buscar atendimento médico. Essa é uma forma de, além de contribuir com o bem-estar dos servidores, demonstrar o nosso agradecimento pelos anos de dedicação e serviços prestados à gestão municipal", destacou o presidente do órgão, que acrescentou que os trabalhadores receberão kits de proteção solar, indispensável no exercício de suas funções diárias.

O motorista João Evangelista dos Reis trabalha há 12 anos no Impur e aprovou o atendimento. "Foi muito legal, pois nem sempre a gente tem tempo de se consultar. É uma ação muito importante porque ajuda tanto quem já precisa de acompanhamento quanto quem deseja se prevenir. Fiz as consultas e já estou com os encaminhamentos para fazer outros exames", disse.

José Raimundo Nogueira, 54 anos, também trabalha com o paisagismo, realizando poda de árvores e demais serviços na área. "Trabalho há muitos anos no Impur e o prefeito Edivaldo é o primeiro que faz isso por nós. Muito boa essa ação", contou o servidor.

Ações semelhantes a essa foram promovidas para atender outros profissionais do funcionalismo público de São Luís, como os agentes comunitários de saúde. Em outubro de 2018, agentes comunitárias de saúde e as agentes de endemias participaram do Dia D de Prevenção Contra o Câncer de Mama, realizado no Hospital da mulher.

PAISAGISMO URBANO

Com contribuição dos funcionários públicos municipais, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado na área do paisagismo urbano. Só em 2019, cerca de 650 mudas foram plantadas por toda a cidade. Os serviços de plantio alcançaram locais como as avenidas dos Holandeses, Marechal Castelo Branco, Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e a área da Lagoa da Jansen. Em avenidas como a Leste-Oeste, no Cohatrac, foram executados serviços de paisagismo em cerca de 2,5 quilômetros de via.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem