agencia

Notícias

Sábado, 27/04/2019 - 08h09

Gestão do prefeito Edivaldo promove atendimento às gestantes vinculadas a área da Assistência Social

Atendidas pelo Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família do Cras Bequimão e do Programa Criança Feliz participaram de palestra sobre fortalecimento do vínculo afetivo; ação é um reforço à política da assistência do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestantes participam de palestra sobre fortalecimento de vínculos afetivos promovida pela Prefeitura Como parte das ações de atendimento às gestantes em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) promoveu, nesta semana a palestra "A importância do vínculo afetivo no processo gestacional". Essa é uma das ações do acompanhamento do pré-natal de 35 gestantes atendidas pelo Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do território Bequimão e do Programa Criança Feliz. a ação é um reforço à política da Assistência Social implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.  

A gestora da Semcas, Andréia Lauande, reforça a importância do trabalho realizado pela gestão do prefeito Edivaldo no suporte às gestantes. "Tais serviços atuam de forma preventiva, bem como, atendendo às demandas trazidas por essas mulheres. Nosso compromisso é garantir a segurança da mãe e o desenvolvimento saudável do bebê", ressaltou a secretária.

A palestra ministrada pela psicóloga Laura Rosa abordou a importância do contato dos pais com o bebê mesmo antes do seu nascimento, que demonstra, por meio de pesquisas, os benefícios para o desenvolvimento da criança, desde o início da gestação. No mês de maio, serão entregues os enxovais para as gestantes presentes. Em 2018, cerca de 332 grávidas receberam o auxílio natalidade via os 20 Cras.

ATENDIMENTO

A inserção das gestantes no Cras se dá por demanda espontânea ou através de encaminhamento por outros órgãos públicos. Após o cadastramento, é realizado o mapeamento das necessidades das famílias para direcionamento que pode ser o PAIF e o Criança Feliz e ainda direcionamento para os demais programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Rosilene Andrade, atendida pelo Cras Bequimão há 2 anos, conta que o atendimento recebido tem ajudado na superação do trauma que foi perder a filha aos 8 meses de gestação. "Hoje foi um dia muito importante para quem precisa de apoio durante a gravidez como eu precisei. Meu sonho sempre foi ter uma filha, mas não consegui realizar. Agora que comecei a participar das ações do Cras estou esperançosa que vou conseguir superar essa perda para receber o meu menino" declarou, emocionada, Rosilene.

SAIBA MAIS

PAIF  - Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso aos programas sociais e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Programa Criança Feliz - O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido em diversos municípios brasileiros e se desenvolve por meio de visitas domiciliares para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem