agencia

Notícias

Sexta-feira, 03/05/2019 - 14h40

Implantado na gestão do prefeito Edivaldo, Peixe Solidário garante alimentação saudável a famílias da capital

Recebem o produto beneficiários de programas sociais; ação integra política de combate à insegurança alimentar implementada pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Famílias em situação de vulnerabilidade recebem alimento do Programa Peixe Solidário

O Programa Peixe Solidário, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que integra às ações de combate à insegurança alimentar, tem beneficiado milhares de famílias da capital. Pessoas com a dona de casa Maria das Graça Gonçalves, que nesta sexta-feira (3) recebeu o alimento em mais uma entrega do programa. "Toda a minha família adora peixe e ter a oportunidade de ser beneficiada com o produto é providencial nesses tempos de crise", relatou a dona de casa. Nesta sexta-feira foram beneficiadas famílias que vivem na Divinéia, Vila Maracujá, Residêncial Piancó e Vila Magril. A iniciativa reforça as ações de segurança alimentar desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo, para garantir o acesso ao alimento às populações em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, na capital.

A distribuição de peixe, na Divinéia, aconteceu na Praça do Viva, no Planalto Turu III, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A titular da pasta, Fatima Ribeiro, destacou o programa como uma ação primordial à garantia do direito humano à alimentação adequada, preconizada por lei. 

"O Peixe Solidário é um dos programas prioritários da gestão do prefeito Edivaldo, porque atende a uma necessidade básica da população mais carente da capital, combatendo a fome e a desnutrição de muitas famílias e indivíduos", observou Fatima Ribeiro. 

A ação visa ainda promover a melhoria dos padrões de saúde e de qualidade de vida da população carente, através da distribuição gratuita de alimentos que auxiliam no combate às carências nutricionais da população. "E o peixe é um dos alimentos considerados essenciais ao suprimento das necessidades nutricionais das pessoas", frisou Fatima Ribeiro.

A gestão do prefeito Edivaldo já entregou, desde o início de 2019, mais de 200 toneladas de peixe. Entre os bairros já beneficiados pelo programa estão comunidades como Cidade Olímpica, Vila Romário, Mauro Fecury II, Vila Embratel, Vila Cascavel, Vila Sarney, Sá Viana, Rio Anil, Vila Conceição, Anjo da Guarda, Coroadinho, Vila Fialho, Vila Natal, Bom Jesus, Vila dos Nobres, Primavera, Vila Izabel, Liberdade, Vila Magril, Itapera, Sacavém, Portelinha, Alemanha, bairros do entorno da Praça da Bíblia e do Bequimão, entre outras.

A distribuição do peixe prioriza o público inscrito do Cadastro Único e Bolsa Família bem como os cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Creas). Promovido em parceria com o Governo Federal, o programa Peixe Solidário atende a famílias como a da dona de casa, Ednólia Gomes Sousa, 38 anos, moradora da Divinéia. "Tenho 10 pessoas para alimentar na minha casa e todos gostam muito de peixe. Receber esse produto é muito bom porque nos garante alimento na mesa por um bom tempo", relatou ela.

Com ela e o marido desempregados, a dona de casa Marly Alves Conceição, 45 anos, considera a distribuição do peixe extremamente necessária para suprir a necessidade de alimentação de muitas famílias que passam pela mesma situação que ela. "Alimento é o item mais caro do orçamento familiar, por isso é gratificante receber esse produto em um momento como esse que vivemos em nossa casa atualmente", observou ela.

A babá Rosângela Ferreira, 47 anos, também foi uma das pessoas contempladas pela ação. "Receber um alimento como este é sempre muito bom, principalmente para quem tem família grande para alimentar, como é o meu caso", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem