agencia

Notícias

Sexta-feira, 03/05/2019 - 15h28

Prefeito Edivaldo estimula a geração de renda e a cultura local com Feirinha São Luís realizada na Benedito Leite

Evento acontece todos os domingos; além dos produtos da agricultura familiar e artesanato a programação cultura deve atrair grande público para o evento deste dia 05 que será voltada à MPB e forró pé de serra

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo estimula a geração de renda e a cultura local com Feirinha São LuísTodos os domingos, a Praça Benedito Leite, local onde acontece a Feirinha São Luís, tem sido o ponto de encontro de quem procura produtos da agricultura familiar, diversão e lazer. O evento acontece sempre das 8h às 15h. Criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que recebeu, pela iniciativa, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018 - etapa estadual, o programa reúne gastronomia, artesanato e produtos agroecológicos incentivando a economia criativa e gerando emprego e renda a pequenos agricultores e comerciantes. Além disto, é palco para diversas atrações culturais locais. Neste domingo (5), a programação cultural terá Música Popular Brasileira, forró pé de serra e muito mais. 

Executada pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Feirinha São Luís, desde que foi lançada em junho de 2017, vem contribuindo para a formalização e desenvolvimento dos pequenos negócios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Pela Praça Benedito Leite em 93 edições passaram mais de 500 mil pessoas, entre moradores de São Luís e visitantes de outras cidades, estados e países.

Em todas as edições, a programação cultural funcionou como grande agente agregador e de atrativo turístico. Mais de 500 grupos culturais, entre eles nomes expressivos da cultura popular, do bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira, danças do cacuriá, entre outros, além dos shows musicais fizeram parte da programação do evento.

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo (5), a programação tem como destaque grandes composições do cantor maranhense Zeca Baleiro, ícone do cenário musical nacional. "Este domingo teremos uma programação voltada para a música nacional. Temos grandes expoentes maranhenses pelo Brasil, como Zeca Baleiro e é justo que estes sejam homenageados", disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

A tradicional Banda da Feirinha abre a programação do domingo, entoando as músicas da cultura maranhense. Às 9h, Mavi Moraes sobe ao palco e inicia as homenagens à MPB. O grupo de capoeira Filhos de Aruanda vem logo em seguida. O grupo Forró Pé de Serra.com promete não deixar ninguém parado. Tiago Maci será o encarregado de cantar e homenagear Zeca Baleiro. E para encerrar a programação cultural, Carlos Berg traz as melhores composições da música nacional.

De Pinheiro, cidade situada na Baixada Maranhense, a 333 quilômetros de São Luís, Thalia de Cássia se encantou com a Feirinha. A estudante esteve pela primeira vez na capital e ficou admirada com tamanha riqueza. "Amei o local. Tudo em uma coesão sem tamanho. A arquitetura, a cultura, as músicas. Parece que foram feitos um para o outro. São Luís está de parabéns. O programa agrega muito valor cultural", comentou a estudante.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO

Na edição do último domingo (26), a Feirinha São Luís também foi palco do Movimento Desperta Mulher. Um movimento que surgiu há três anos com as mulheres capoeiristas do Rio de Janeiro. As mulheres escolhem um dia para se manifestar utilizando a roda de capoeira. Além do Brasil, Angola e alguns países da Europa aderiram ao movimento. 

Acesse aqui  galeria de imagens desta reportagem