agencia

Notícias

Sábado, 18/05/2019 - 11h34

Prefeitura de São Luís ilumina prédios históricos domingo (19) para alertar sobre doenças inflamatórias intestinais

Sede da Prefeitura de São Luís está com iluminação roxa desde o início do mês e para marcar o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, 19 de maio, a iluminação mudará de cor também em locais como Palácio dos Leões e Casa do Maranhão, entre outros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, está iluminado desde o começo do mês

Prédios históricos e espaços públicos da capital estarão iluminados com a cor roxa neste domingo, dia 19 de maio - Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A ação segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre os sinais e sintomas das doenças inflamatórias intestinais. Em alusão a data, no domingo a  iluminação mudará de cor no Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, na fachada da Casa do Maranhão, no Forte de Santo Antônio e na Ponte Bandeira Tribuzzi. O palácio La Ravardière, sede do poder municipal, já está com a coloração especial desde o início deste mês em apoio à campanha Maio Roxo.

A ação, em apoio a Associação Maranhense de Doenças Intestinais Inflamatórias (AMADII),  é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa alertar e difundir informações para a sociedade sobre o combate às doenças intestinais como colite ulcerativa e Doença de Crohn.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destaca o apoio à campanha. "Com determinação do prefeito Edivaldo, vamos trocar a iluminação artística, para a cor roxa, em diversos prédios públicos de nossa cidade, para chamar a atenção dos ludovicenses sobre a existência das doenças inflamatórias intestinais. É uma campanha desenvolvida por todo o mundo e a Prefeitura apoia os objetivos do movimento com ações como essa, de sensibilização da população para os cuidados com a saúde", destacou Araújo.

Iluminar monumentos e espaços públicos é uma ação recorrente da Prefeitura de São Luís, que apoia diversas causas durante todo o ano. Neste mês o poder municipal está apoiando tanto o Maio Amarelo, que tem sido lembrado desde o início do mês destacando com a cor amarela diversos pontos turísticos da capital em alerta à sociedade sobre acidentes de trânsito, quanto a campanha do Maio Roxo, que terá destaque no dia mundial da causa.

DOENÇA

As doenças inflamatórias intestinais são geralmente diagnosticadas a partir dos 30 anos e em ambos os sexos. Os pacientes podem ter limitações temporárias ou definitivas de suas rotinas de trabalho, bem como de convivência social e familiar. Conforme o caso, o paciente poderá apresentar abalos de imagem, com dificuldades para ganho de peso, aparecimento de fístulas, interferindo inclusive na vida sexual.

Em São Luís, a campanha iniciou no dia 4 de maio,com uma caminhada com saída do Parquinho da Avenida Litorânea. O encerramento será no dia 26 de maio na Feirinha São Luís, no Centro Histórico. A Feirinha já recebeu, no domingo (5), equipes de saúde que ocuparam um estande no local para repassar informações sobre a campanha. As atividades devem se repetir no local no domingo (12). No domingo (19), entre 14h e 21h, será realizado um workshop de conscientização sobre a doença no São Luís Shopping, no bairro Jaracati.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem