agencia

Notícias

Quarta-feira, 29/05/2019 - 15h14

Gestão Edivaldo fortalece produção com entrega de insumos e equipamentos agrícolas e estimula geração de renda no campo

Em parceria com o Governo do Estado, gestão do prefeito Edivaldo proporciona a apicultores, produtores e piscicultores da zona rural da capital instrumentos para aumentar a produção

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Equipamentos e insumos foram entregues pela Prefeitura e Governo a pequenos produtores rurais de São LuísMais investimentos no campo e estímulo ao pequeno produtor familiar local. Com esse propósito, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Sagrima) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) realizou, nesta quarta-feira (29), a entrega de novos equipamentos para apicultores e insumos para agricultores e piscicultores da zona rural da capital. A ação integra a política de fortalecimento e desenvolvimento do setor agrícola local executada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O vice-prefeito Julio Pinheiro, presente ao ato, destacou as ações da gestão do prefeito Edivaldo voltadas para o incremento da produção agrícola da zona rural da capital. "Uma agricultura familiar forte é imprescindível no processo de desenvolvimento de qualquer cidade, e na nossa gestão o setor agrícola tem recebido a atenção que necessita e merece. O prefeito Edivaldo tem o setor como uma importante mola propulsora do desenvolvimento e para isso vem investindo na área, implementando diversas ações visando sempre fortalecer  a política agrícola e de crescimento econômico da capital. E para que isso aconteça, é necessário apoiarmos e investirmos em tecnologia para aumentar a produtividade dos nossos pequenos produtores. E foi isso o que fizemos novamente aqui, com a parceria do Governo do Estado, entregando insumos e equipamentos para incremento da produção de nossos pólos agrícolas", afirmou o vice-prefeito.

Na ocasião, foram entregues a apicultores da comunidade Cassaco 12 caixas de mel; um cilindro para cera alveolada; um formigador de chapa de ferro 22, sanfonado com fole; e indumentária (macacão completo para apicultor). Com os equipamentos novos, a expectativa é que haja um aumento na produção de mel da região.

Também foram entregues duas toneladas de sementes de feijão aos produtores familiares de polos agrícolas da capital. Além das sementes, foram distribuídas 10 toneladas de ração para engorda de peixe, destinadas aos piscicultores assistidos pela Semapa. O fomento vai beneficiar a produção de peixes em diversas comunidades rurais de São Luís. As principais espécies criadas são tilápia, tambaqui, tambacu, pirarucu e tambatiua.

A secretária adjunta estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Conceição Marques, ressaltou a importância da parceria de incentivo à produção agrícola da capital. "Governo do Estado e Prefeitura juntos mais uma vez para fomentar o desenvolvimento agrícola de São Luís e do crescimento econômico da capital. É mais uma importante iniciativa de estímulo à produção, visando à geração de renda no campo e a melhoria da qualidade de vida do nosso pequeno produtor rural", disse a secretária adjunta.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, disse que com mais esta ação, a gestão do prefeito Edivaldo dá um novo impulso ao setor, com a implementação de iniciativas tão relevantes de incentivo ao crescimento e a qualificação das cadeias produtivas agrícolas de São Luís, fornecendo ainda apoio técnico e estímulo à comercialização dos produtos locais em diversos espaços.

"Com planejamento estamos avançando de forma significativa no setor agrícola de São Luís. O prefeito Edivaldo tem tido um olhar todo especial para o setor, implementando diversas ações que confluem para beneficiar tanto o agricultor quanto o desenvolvimento da agricultura familiar local. Com isso, tivemos um crescimento bastante significativo na produção agrícola local, como resultado das ações implementadas. Só nesta gestão do prefeito Edivaldo, já foram entregues mais de cinco milhões em equipamentos agrícolas. Além disso, já distribuímos dezenas de toneladas de sementes de diversas espécies, mudas de qualidade, criamos novos espaços para a venda dos produtos locais e entregamos insumos extremamente importantes para fazer da nossa agricultura uma atividade cada vez mais forte", afirmou Ivaldo Rodrigues.

AÇÕES

No último ano, a Prefeitura já beneficiou também mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes diversas, sete toneladas de ração para peixes, dois barcos de pesca, 10 motores de rabeta, além da entrega de tratores agrícolas, patrulhas rurais, cinco mil mudas de juçara precoce, kits de irrigação e caminhão refrigerador, entre outras ações. As iniciativas têm como objetivo garantir a autonomia aos agropolos da Ilha de São Luís.

Em ato simbólico, o vice-prefeito Julio Pinheiro e o secretário Ivaldo Rodrigues entregaram os insumos e os equipamentos aos pequenos produtores beneficiados pela ação. Participaram ainda do ato de entrega o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Hilton Coelho; o presidente do Sebrae-MA, Raimundo Coelho; a presidente do Programa Agropolo da Ilha, Rosany Aranha; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís, Sigisnando Rodrigues; a presidente da Infraero no Maranhão, Tais Brandão; os vereadores Chaguinha e Genival Alves, entre outras autoridades.

ESTÍMULO

O agricultor Edmar Ribeiro de Andrade, da comunidade Cassaco, no Quebra Pote, foi um dos beneficiados pela ação. "Em minha propriedade eu produzo mel e crio peixe. Então essa iniciativa da Prefeitura de contribuir com esses produtos para a melhoria da nossa produção veio a calhar pois, com certeza, vai nos garantir um resultado ainda melhor", relatou ele.

Em sua horta na comunidade do Itapera, na zona rural da capital, a agricultura familiar, Eurandina Santos e Santos, planta de tudo um pouco. Ela analisa a entrega dos insumos como um incentivo fundamental ao pequeno produtor, principalmente no momento de crise vivenciado no país. "Qualquer iniciativa ou subsídio de estímulo a nossa produção é bem vindo. Recebei sementes de feijão que, com certeza, vão contribuir muito para que tenhamos uma produção ainda melhor na próxima safra", festejou ela.

O piscicultor Antônio Dutra da Costa, da localidade Sítio Conceição, também analisa a entrega dos insumos como uma importante ação de incremento à agricultura familiar local. "Eu sempre recebo insumos da Prefeitura de São Luís para a minha criação de peixes. Isso tem sido fundamental, pois conseguimos evoluir muito mais a partir dessa política de subsidiar a produção dos pequenos produtores locais, com a entrega desses insumos e equipamento tão importantes", frisou ele.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem