agencia

Notícias

Quinta-feira, 30/05/2019 - 08h53

Gestão Edivaldo avança na área da habitação e proporciona a milhares de famílias a realização do sonho da casa própria

Atualmente duas frentes do programa federal 'Minha Casa, Minha Vida' estão em curso na capital, sendo a assinatura de contratos dos sorteados do Residencial Piancó VI e as vistorias nas unidades habitacionais do Residencial Morada do Sol I

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão Edivaldo avança na área da habitação e proporciona a milhares de famílias a realização do sonho da casa própriaA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior avança na política habitacional em desenvolvimento na capital e em parceria com o Governo Federal já beneficiou mais de 60 mil pessoas com cerca de 16.500 imóveis. Para dar continuidade a estas ações, a Prefeitura de São Luís está convocando sorteados do Residencial Piancó VI, do programa 'Minha Casa, Minha Vida', para assinatura de contratos até esta sexta-feira (31). O Residencial, localizado na região Itaqui-Bacanga, será o último do conjunto Piancó, de I a VI, a ser entregue. Juntos os seis somam 1.344 unidades habitacionais, cada um com 224 unidades. Nesta semana, além da assinatura dos contratos do Piancó VI, outros 1.014 contemplados pelo programa vistoriaram unidades habitacionais do Residencial Morada do Sol I, etapa que antecede a assinatura dos contratos. 

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade, afirma que a gestão do prefeito Edivaldo tem dado celeridade aos processos necessários para que os contemplados recebam suas casas próprias. "Considerando a determinação do prefeito Edivaldo, e dentro das nossas possibilidades, temos nos empenhado para agilizar, dentro das condições legais, os procedimentos que antecedem o recebimento das chaves dos imóveis. É com respeito e compromisso, que o poder público municipal vem avançando no enfrentamento ao déficit habitacional na cidade", destaca o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

A assinatura dos contratos do Residencial Piancó VI acontece até sexta-feira (31), das 8h às 17h, na Central de Atendimento Social do programa, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559, no São Francisco. Para a assinatura do contrato, os sorteados devem apresentar documentos de identificação, CPF e o documento de vistoria entregue pela construtora. Para as pessoas casadas ou em situação de união estável, é preciso que o cônjuge também esteja presente para assinatura do contrato. O não comparecimento implica na substituição do beneficiário por outro do cadastro de reserva. Esta é a penúltima etapa do processo para que os selecionados concretizem o sonho da casa própria. A próxima será a entrega das chaves.

Ansiedade é o que define os futuros moradores do Residencial Piancó VI, como a dona de casa Jacqueline Neves, 49 anos. "Moro na área da Vila Embratel de aluguel há mais de 20 anos e, pra mim, é uma felicidade. Afinal, quem é que não sonha com a sua casa própria? A ansiedade é demais, fui fazer a vistoria e gostei de tudo. Faço aniversário na próxima semana e já estou muito feliz com o meu presente", contou a dona de casa que vai morar com os dois filhos no imóvel.

Para Adailza Gonçalves, 37 anos, e Maria Antonia Diniz, 46 anos, a expectativa também é grande. "Moro na casa do meu sogro e, mesmo sem receber as chaves ainda, já estou bem feliz e muito emocionada", disse Adailza. "Pra mim é muito bom. Morava de aluguel na Vila Nova e agora vou morar com minhas três filhas na minha casa própria", completou a cabeleireira Maria Antonia ao finalizar a assinatura do contrato do novo imóvel.

MORADA DO SOL I

Nesta semana também foi iniciada a vistoria dos imóveis do Residencial Morada do Sol I. A vistoria dos 1.014 imóveis acontece até o dia 6 de junho, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para realizar a vistoria da casa sorteada, o beneficiário segue um relatório onde são apresentados os diversos itens que devem ser observados. O relatório é preenchido em duas vias, sendo que uma delas é entregue pelo beneficiário à Caixa Econômica Federal, enquanto a outra via servirá como roteiro para que a empresa proceda com os reparos. A vistoria é a etapa que acontece depois da entrega da documentação e do sorteio dos endereços e antecede a assinatura dos contratos e a entrega das chaves.

"A realização da vistoria é mais uma importante etapa do programa habitacional da gestão do prefeito Edivaldo e que amplia as oportunidades para aqueles que sonham em adquirir a casa própria. O prefeito tem nessa área uma prioridade, pois é sensível à situação de famílias que esperam para realizar esse projeto de vida", pontuou o secretário Mádison Leonardo Andrade.

A beneficiária Jéssica Silva Lima Álvares foi acompanhada do marido e filho para verificar a construção e a colocação de equipamentos no imóvel. Depois de mais de uma hora verificando todos os itens listados pelo relatório, Jéssica avaliou o resultado. "Gostei muito da casa. É importante que todas as coisas estejam funcionando bem para que mais tarde não tenhamos problemas que venham a nos dar prejuízo", comentou Jéssica, que atualmente mora de aluguel.

Os residenciais Morada do Sol I e II são formados por 2.176 casas com 42 metros quadrados de área privativa. Nas unidades são cinco dependências, sendo sala, cozinha dois dormitórios, banheiro e área de serviço com lavanderia. Pelo menos duas creches públicas foram construídas dentro do território do residencial para atender aos moradores. A primeira creche deve ser entregue tão logo cheguem os primeiros moradores ao residencial. Além das creches, a Prefeitura construiu outros equipamentos como uma Unidade Básica de Saúde, escola de Ensino Fundamental com 16 salas, completamente climatizadas, e quadras esportivas, além de três praças.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem