agencia

Notícias

Segunda-feira, 17/06/2019 - 15h04

Arraial da Praça Maria Argão abre nesta quarta (19) com show de Alceu Valença, boi de Maracanã e grupos culturais

Realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, o Arraial da Maria Aragão receberá mais de 100 grupos folclóricos locais e artistas em 12 dias de programação dos festejos juninos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Arraial da Maria Argão abre quarta (19) com show de Alceu Valença e apresentações de grupos de bois e danças típicasCom uma programação contemplando os ritmos que dão o tom das festas juninas na capital maranhense, será aberto, às 18h desta quarta-feira (19), o Arraial da Praça Maria Aragão, espaço já consagrado como um dos melhores e mais tradicionais espaços juninos de São Luís. Promovido pela Prefeitura e Governo do Estado, o arraial será novamente um dos palcos oficiais do São João da cidade, por onde passarão mais de 100 atrações em 12 dias de festividades, até dia 30 deste mês, das 18h às 2h. A festa, que pontua como uma importante ação inserida na política cultural desenvolvida na gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, presenteará o visitante na abertura do evento com show do cantor nordestino Alceu Valença, apresentação de bumba boi e grupos culturais. O evento na Maria Aragão terá ainda, no último dia do arraial, a presença da cantora Elba Ramalho, fechando as festividades juninas nesse espaço.

Na abertura do arraial na Maria Aragão, nesta quarta-feira (19), além do show de Alceu Valença, a programação contempla ainda apresentações do Tambor de Crioula Brilho da União da Vila Mauro Fecury I (19h), Dança Portuguesa Império de Lisboa (20h), Bumba meu Boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água (21h), Grupo Alternativo Boizinho Barrica (00h), Bumba meu Boi de Matraca de Maracanã (1h). Já a programação na Arena do Forró, terá Ruam Duanny e banda (20h); e Trio Forró Pegado (22h).

"A população está convidada a participar com muita alegria desses 12 dias de festividades, em nossos espaços oficiais montados com toda a estrutura para proporcionar aos visitantes diversão com total tranquilidade e segurança. Os festejos juninos de São Luís contemplam toda pluralidade da nossa cultura, priorizando artistas da terra, nossos ritmos, sotaques, as danças e as mais genuínas manifestações da nossa cultura, atraindo para a cidade turistas e movimentado a economia, gerando emprego e renda para a população", destacou o prefeito Edivaldo.

Toda a programação nesses espaços oficiais de festa junina estará sempre pontuada por apresentações de bumba bois dos cinco sotaques – matraca, zabumba, baixada, orquestra e costa de mão, para agradar a todos os gostos dos amantes da maior manifestação cultural do Maranhão.

Grupos de bumba meu boi, quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas, tambor de crioula, cacuriá, forró pé de serra, dança do boiadeiro/country, danças regionais e dança portuguesa, shows com artistas locais e nacionais, apresentações de grupos alternativos valorizando a cultura nordestina são algumas das atrações que o público vai poder apreciar nos arraiais da Praça Maria Aragão e do Ipem, que também abre nesta quarta-feira (19), assim como na programação desenvolvida na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.

O secretário estadual de Cultura, Diego Galdino, falou das expectativas para o São João oficial deste ano. "Após duas semanas de prévias muito animadas e prestigiadas pelo público, estamos prontos para iniciar a temporada oficial do São João do Maranhão. Além dos arraiais oficiais de São Luís, uma serie de outros espaços em bairros da capital também realizarão programações festivas com o nosso apoio, para que a cidade se transforme em grande terreiro junino e a população possa apreciar esta que é uma das maiores manifestações da cultura popular local", observou o secretário estadual de Cultura.

Na quinta-feira (20), o segundo dia da festança na Maria Aragão segue com apresentações da Dança Portuguesa Uma Noite em Portugal (18h), Grupo Mirim Barriquinha (19h), Quadrilha Império Nordestino (20h), Bumba meu Boi de Orquestra Lendas e Magias (21h). Também terá o show Mix in Brasil (22h), Grupo Alternativo Novilho Branco (23h), Bumba meu Boi da Baixada Unidos de Santa Fé (00h), Bumba meu Boi de Orquestra de Axixá (1h). Já na Arena do Forró, apresentam-se a banda Forró de Mel (20h) e Trio Poeirão (22h).

"Vamos promover mais uma grande festa junina, em mais uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, para garantir aos visitantes espaços de muita diversão com nossas tradicionais brincadeiras, fomentar o turismo na capital e apresentar toda a diversidade da nossa cultura. Serão mais de 100 apresentações para todos os gostos, sendo cerca de sete atrações por noite. Este ano, por orientação do prefeito Edivaldo, a meta é superar o sucesso de público do ano passado, quando o arraial da Praça Maria Aragão, que é um dos principais pontos de concentração do público, chegou a números estimados na casa das 250 mil pessoas durante os dias de programação", observou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

ESTRUTURA

As atrações na Praça Maria Aragão se revezarão em três espaços. Além do palco principal e plataforma central para as apresentações dos grupos brincantes, o arraial terá uma estrutura exclusiva para apresentação das bandas de forró pé de serra, na Arena do Forró. O público terá ainda à disposição serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultura da cidade, com atendimento diário, das 18h à meia-noite.

A montagem do arraial abrange toda área interna da Maria Aragão e terá duas entradas. A primeira, próxima à parada de ônibus que passam próximos à Praça Gonçalves Dias, e a segunda, voltada para a Avenida Beira-Mar. Na lateral esquerda da praça ficarão oito restaurantes, com estrutura em madeira sustentável plantada para este fim e telhas ecológicas, cuja durabilidade tem prazo de cinco anos.

Na parte central do palco e nas partes frontais serão instalados três telões de led para transmissão ao vivo de todas as brincadeiras, possibilitando ao público ter acesso a tudo que está acontecendo na programação.

O arraial contará ainda com o Espaço do Turista, 30 barracas de alimentação e 10 barracas para exposição do artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo do produtor maranhense, que comercializará peças com características peculiares regionais confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros produtos.

Pensado como um espaço inclusivo, o terreiro junino da Maria Aragão disponibilizará também área reservada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco.

CAPITAL É UMA FESTA 

Também com expectativa de receber grande público, o tradicional Arraial do Ipem, no Calhau, abrirá a festança, na quarta-feira (19), às 18h, com a apresentação do Bumba meu Boi Estrela do GEN (18h), Bumba meu Boi de Morros (19h); Bumba meu Boi de Axixá (20h). Em seguida será a vez do show Santana o Cantador (21h) e do Cacuriá de Dona Teté (22h). A festa de abertura no Arraial do Ipem encerra com o tradicional Bumba meu Boi de Santa Fé (23h) e contagiante batalhão do Bumba meu Boi de Maracanã (00h).

Na quinta-feira (20), o Arraial do Ipem recebe o público com uma programação infantil abrindo as festividades do dia, às 17h, quando será apresentado o espetáculo "O Desejo de Catirina Barriquinha Arte da Criança. A festança continua com o Bumba meu Boi Lendas e Magias (19h), Boi de Nina Rodrigues (20h). Às 21h sobe ao palco Lucas Seabra. Em seguida entram no terreiro do Ipem o Boizinho Barrica (22h), Bumba meu Boi Brilho da Ilha (23h) e encerra a noite com a Companhia Encantar (00h).

Na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, que já está com sua programação em curso realizando prévias juninas desde o dia 6 deste mês, a festança continua na sexta-feira (21), com o Tambor de Crioula Pai Velho (18h); Boi Pirilampo (19h); Show Banda Yluguerê (20h); Bumba meu Boi de Maracanã (21h); Bumba meu Boi da Pindoba (22h); Bumba meu Boi de Nina Rodrigues (23h); e Bumba meu Boi Oriente (00h).

A programação completa dos arraiais oficiais de São Luís na Maria Aragão, Ipem e Praça Nauro Machado pode ser acessada no site da Prefeitura (www.agenciasaoluis.com.br/exibe_publicacao.asp?id_midia=4392).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem