agencia

Notícias

Quarta-feira, 19/06/2019 - 20h44

Público lota Praça Maria Aragão e confirma sucesso do espaço em primeira noite de programação do São João de São Luís

Resultado da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, arraial da Praça Maria Aragão foi aberto com grande participação popular, apresentação de grupos folclóricos locais e show de Alceu Valença em mais uma ação efetiva da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Público lota Praça Maria Aragão e confirma sucesso do espaço em primeira noite de programação do São João de São LuísO público lotou o Arraial da Praça Maria Aragão nesta quarta-feira (19) para prestigiar o início da programação oficial do São João de São Luís 2019. A abertura de um dos maiores arraiais da cidade, contou com a participação do cantor nordestino Alceu Valença e a apresentação de grupos locais de tambor de crioula, bumba meu boi e dança portuguesa. Organizado pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado, o Arraial da Praça Maria Aragão oferecerá ao público 12 dias de festa com mais de 100 atrações que irão evidenciar o valor da cultura maranhense e das manifestações juninas. A festa é uma das mais importantes da política cultural da gestão do prefeito Edivaldo  Holanda Junior.

O primeiro dia de festa no Arraial da Praça Maria Aragão, que este ano dispõe de wi-fi liberado, teve início com o Tambor de Crioula Brilho da União da Vila Mauro Fecury I. Em seguida subiram à plataforma central a Dança Portuguesa Império de Lisboa e o Bumba meu Boi de Orquestra Encanto do Olho d'Água. Para complementar a programação, subiu ao palco principal do arraial o cantor nordestino Alceu Valença, que volta à estrada para a Turnê Nordestina 2019, onde apresenta seu show de forró em cinco cidades do Nordeste, sendo São Luís a primeira delas.

O motorista Deivid Rabelo chegou cedo para acompanhar o show do cantor Alceu Valença e aproveitou para, ao lado da família, prestigiar as demais atrações. "Um show desse assim a gente não pode perder. Gosto demais do Alceu e fiz questão de estar desde cedo para prestigiar essa linda festa que é o São João de São Luís. A nossa cultura é bonita e muito rica, merece ser aplaudida. Estou achando tudo muito lindo", disse Deivid.

Durante o show, Alceu Valença encantou o público com canções famosas entre xotes, forrós e emboladas. No repertório, músicas como 'Cabelo no Pente', 'O Pé de Rosa' e 'Embolada do Tempo', além das famosas, 'Anunciação', 'Girassol', 'La Belle de Jour', 'Morena Tropicana' e 'Táxi Lunar'. Do repertório de Luiz Gonzaga, o cantor recria 'Baião', 'Vem Morena', 'Xote das Meninas', 'Sabiá', 'Pagode Russo' e 'Juazeiro'.

Após o show de Alceu Valença, a programação do arraial prosseguiu com a animação do Grupo Alternativo Boizinho Barrica e o Bumba meu Boi de Matraca de Maracanã que, junto com o batalhão de matraqueiros e pandeiros que acompanha a apresentação do grupo, manteve o público animado até o final da primeira noite de festa. O Arraial da Praça Maria Aragão tem o apoio do Grupo Mateus, Cemar e Equatorial.

FORRÓ

Além do palco principal, onde acontecem os shows, e da plataforma central, onde se apresentam os grupos de bumba meu boi, quadrilha, tambor de crioula, dança portuguesa, entre outros, o Arraial da Praça Maria Aragão conta com um terceiro espaço. A Arena do Forró é uma área voltada para o público que curte o forró pé de serra. Nesta quarta-feira (19), a festa ficou por conta de Ruam Duanny e Banda e o Trio Forró Pegado.

O público que foi prestigiar o evento, se surpreendeu com o primeiro dia de festa. Mesmo sendo de São Luís, o operador de telemarketing Ruan Samuel Sousa, 22 anos, teve a oportunidade de, pela primeira vez, aproveitar o São João. "A gente precisa conhecer a nossa cultura até para mostrar àqueles que não são de São Luís o potencial que temos. Eu não frequentava o São João, mas esse ano vim aproveitar a festa a convite dos meus amigos", contou Ruan.

"A nossa cultura é muito rica e, além disso, traz desenvolvimento para a nossa cidade, pois atrai muitos turistas, especialmente nesta época do ano, que é o São João", completou a estudante Ana Caroline Silva, 19 anos.

Outras milhares de pessoas são aguardadas para mais uma noite de festa nesta quinta-feira (20), pois a programação do Arraial da Maria Aragão continua com as apresentações da Dança Portuguesa Uma noite em Portugal, o grupo Barriquinha, a Quadrilha Império Nordestino, o Bumba meu Boi Lendas e Magias, o show Mix in Brasil e as apresentações dos grupos de bumba meu boi Novilho Branco, Santa Fé e Axixá. Já na Arena do Forró, a programação conta com o Forró de Mel e o Trio Poeirão.

Também teve início na noite desta quarta-feira (19), a programação no tradicional Arraial do Ipem, no Calhau. A festa contou com a apresentação dos grupos de Bumba meu Boi Estrela do GEN, de Morros e de Axixá, representantes do sotaque de orquestra; o show Santana o Cantador e o Cacuriá de Dona Teté. A festa de abertura no Arraial do Ipem encerrou com o tradicional Bumba meu Boi de Santa Fé e o contagiante batalhão do Bumba meu Boi de Maracanã.

ESTRUTURA

O público do Arraial da Praça Maria Aragão conta, ainda, com serviços de segurança, alimentação e saúde. Além da programação cultural, o arraial conta com o Espaço do Turista, 30 barracas de alimentação e 10 barracas voltadas para o artesanato local, visando estimular a economia criativa e o empreendedorismo do produtor maranhense, que tem a oportunidade de comercializar peças com características peculiares regionais confeccionados com fibra de buriti, bordados em cerâmica, peças com personagens da cultura maranhense, entre outros produtos.

Pensado como um espaço inclusivo, o terreiro junino da Maria Aragão disponibiliza também área reservada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A programação completa dos arraiais oficiais de São Luís na Maria Aragão, Ipem e Praça Nauro Machado pode ser acessada no site da Prefeitura (www.agenciasaoluis.com.br/exibe_publicacao.asp?id_midia=4392).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem