agencia

Notícias

Quinta-feira, 25/07/2019 - 14h35

Gestão do prefeito Edivaldo celebra Dia Nacional do Escritor com destaque a ações de incentivo à leitura e à escrita

A gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem estimulado o interesse de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino pela literatura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo celebra Dia Nacional do Escritor com destaque a ações de incentivo à leitura e à escritaComemorado nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Escritor é celebrado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com destaque a ações de incentivo à leitura e à escrita. Com projetos como 'Transformando o A em Tagarelar', 'Resgate e Valorização dos Autores Maranhenses que Escrevem para Crianças', 'Revitalização e Organização das Bibliotecas Escolares Municipais', 'Contadoras de Histórias', e 'Carro Biblioteca', a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem estimulado o interesse de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino pela literatura.

Para o estímulo à produção literária, por exemplo, tem sido desenvolvido pela Prefeitura de São Luís o projeto "Transformando o A em Tagarelar", do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades e Superdotação (Neecahs). Por meio dessa iniciativa, já foram revelados escritores mirins na rede municipal, que lançaram duas coletâneas e outros livros.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, diz que a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem investido em ações de estímulo à leitura como ferramenta de educação e cultura. O secretário municipal informa ainda que o Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação tem revelado grandes talentos, não só na área das Artes e Literatura, mas também na Matemática, Raciocínio Lógico e Robótica.

"Estamos com muitos projetos e programas de inclusão e fomento à Educação Integral, onde as Artes, o Esporte, a Dança e o estímulo à Cultura de uma forma geral são destaques na atual administração. O nosso compromisso é formar cidadãos esclarecidos, despertando neles o gosto pela leitura e escrita. Parabéns aos professores do Neecahs e a todos os estudantes que têm se dedicado para alcançar níveis maiores de aprendizado", parabeniza Moacir Feitosa.A escritora mirim Vitória Gabriely Ferreira Duarte, 14 anos, estudante do 8º ano na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro de São Luís, e também aluna do Neecahs, é uma das revelações do Projeto 'Transformando o A em Tagarelar'. Por meio deste projeto, além de ter algumas de suas poesias publicadas na 2ª Coletânea de Histórias Infantis do núcleo, lançada na última Feira do Livro de São Luís, ela recebeu recentemente um convite para ser membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Maranhão (AJEB-MA).

A solenidade de posse da nova integrante da AJEB-MA está prevista para acontecer na primeira quinzena do mês de agosto. O grande potencial literário e maturidade de Vitória Duarte foram o passaporte para a entrada da jovem escritora na Associação. A indicação foi feita por Sharlene Serra, escritora e vice-presidente da AJEB Maranhão. "A aceitação de um membro tão jovem na AJEB é algo inédito, e tem como foco tanto estimular e motivar sua permanência no universo das letras, quanto despertar outros jovens para o universo da Literatura", discorreu Sharlene em sua defesa para inclusão de Vitória Duarte na associação.

Segundo a escritora Sharlene Serra, a poeta, com apenas 13 anos, demonstra maturidade literária. "A poesia escrita revela nitidamente seu amor e necessidade pela poesia", assegura. Ela conta que a indicação foi fortalecida e a aceitação ocorreu pelos demais membros da AJEB-MA após a constatação de um portfólio literário com mais de 50 poesias escritas por Vitória Duarte. Também foram avaliados, segundo Sharlene Serra, tanto o potencial poético para a escrita quanto a sua oralidade e sua forma de recitar. "Chegamos à conclusão de que a presença da jovem escritora irá engrandecer ainda mais o trabalho da Associação", assinala.

Vitória Duarte recebeu com muita emoção a notícia de que seria membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Maranhão (AJEB-MA). Afirma que será mais um grande e novo desafio e que pretende dar o seu melhor para contribuir com o fortalecimento da Associação. "Ser indicada para uma Associação de Escritoras, e ainda só de mulheres, é um grande privilégio e algo muito desafiador. Ainda estou muito surpresa e assimilando aos poucos tudo o que está acontecendo comigo. Vou dar o meu melhor, e sei que, independentemente de qualquer outra carreira que venha a seguir no futuro, nunca deixarei de ser escritora. Isso é parte de minha trajetória", disse.

DIA DO ESCRITOR

No dia 25 de julho comemora-se o Dia Nacional do Escritor, data instituída em 1960 pelo então presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), João Peregrino Júnior, e pelo seu vice-presidente, o escritor Jorge Amado. O Dia do Escritor surgiu após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da UBE. O grande sucesso do evento foi primordial para que, por intermédio de um decreto governamental, a data fosse instituída com a finalidade de celebrar a importância do profissional das letras.

SOBRE A AJEB

Fundada em 1970, em Curitiba, Paraná, a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB mantém, hoje, coordenadorias em vários estados do Brasil. No Maranhão, a cerimônia de posse da diretoria da AJEB aconteceu em 15 de fevereiro deste ano. A AJEB tem como objetivos estimular a união das associadas, fomentar a harmonia nacional e internacional, promover o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre as associadas e com associações congêneres; e incentivar o aperfeiçoamento profissional de suas associadas, por meio da participação em cursos, seminários e encontros culturais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem