agencia

Notícias

Sexta-feira, 16/08/2019 - 08h56

Prefeitura e ONG Ação Educativa promovem encontro que aborda introdução da literatura na Educação de Jovens e Adultos

Evento reuniu 60 gestores e coordenadores de escolas da rede municipal de ensino; ação integra a política educacional do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Encontro aborda introdução da literatura na Educação de Jovens e AdultosA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Ação Educativa realizou esta semana a formação com o tema "A Gestão Escolar e Literatura na EJA", da qual participaram 60 gestores e coordenadores de escolas da rede municipal de ensino. A capacitação ocorreu na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha. O objetivo foi discutir o lugar da literatura na alfabetização de jovens e adultos, visando facilitar a aprendizagem para todas as pessoas nesta faixa etária. A ação integra a política educacional do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou a importância desta iniciativa como uma forma de ampliar o ensino e aprendizagem deste segmento da educação. "A educação na cidade de São Luís vai muito além das crianças e adolescentes. É responsabilidade nossa colaborar para o aprendizado e alfabetização daqueles que por algum motivo não puderam acessar a educação básica na idade correspondente. Por isso, a gestão do prefeito Edivaldo reforça a importância de mais uma atividade visando jovens e adultos, pois educação é um direito de todos", disse.

Esta capacitação engloba atividades divididas em ciclos formativos com professores, gestores e coordenadores de todo o município. Nesta quarta (14), o foco foram os gestores. Foi criado um acervo baseado na área social com livros escritos por mulheres, negros e com abordagem sobre as questões de identidade. Ao final da atividade, foram entregues kits literários com livros de autores de todo o Brasil, que possuem as mesmas temáticas abordadas no encontro.

Também foram definidas propostas de integrar a formação leitora e o acesso à literatura. Outros temas abordados no encontro foram os planos de ação, a inclusão social da EJA, metodologias de ensino e mapas de colaboradores. Os conceitos foram repassados para os gestores, que compartilharão esses conhecimentos entre os professores e, consequentemente, com os estudantes da rede.

O ciclo de formação com os gestores foi iniciado este ano e é dividido em três módulos visando ampliar o conhecimento relacionado à metodologia e processos da alfabetização de jovens e adultos para todo o corpo estudantil das escolas da rede. "Dentro das ações pedagógicas, temos a relação do EJA, que deve ser contemplada, e deve ser pensada como uma escola completa. Essa atividade de hoje é de grande valia para o enriquecimento das ações em sala de aula. Nós precisamos fazer mais ações para dar suporte aos nossos professores para que eles possam dar continuidade em sala de aula, com os estudantes", disse o gestor da U.E.B. Carlos Saad, Antônio dos Santos.

PARCERIA

A ONG Ação Educativa, fundada há 25 anos em São Paulo, e que atua em diversos estados, realiza ações em parceria com a Semed desde 2015. As principais pautas abordadas pela organização são relacionadas a questão de direitos humanos, gênero e ações sociais.

A atividade desta semana é a segunda realizada neste ano. A primeira aconteceu ainda no primeiro semestre, e a próxima está prevista para a última semana de agosto, também na U.E.B. Luís Viana.

A secretária adjunta da Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, explicou que "um dos focos da atividade realizada é discutir o lugar da literatura na alfabetização das pessoas adultas, porque normalmente nós achamos que primeiro devemos ensinar a ler e escrever e depois entrar na literatura. Aqui nós defendemos propostas de integrar a formação leitora ao acesso à literatura. Graças a isso, indicamos um acervo direcionado a formação com os professores, coordenadores e gestores".

Acesse aqui a galeria de imagens destas reportagens