agencia

Notícias

Sábado, 17/08/2019 - 07h56

Quase 99% do público do Reviva Centro diz ter aprendido sobre história da cidade durante evento da Prefeitura

Pesquisa foi realizada pela Prefeitura de São Luís durante edições do programa criado pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo ressaltar a história da capital maranhense por meio do teatro, música e informações turísticas em eventos no Centro Histórico

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Mais de 98% do público diz ter aprendido sobre história local com eventos do programa Reviva, da Prefeitura de São LuísA Prefeitura de São Luís realizou uma pesquisa com o público do Reviva Centro durante as edições do programa e constatou que 98,8% dele aprendeu sobre a história de São Luís com a iniciativa realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Além disso, a pesquisa revelou que o termo que mais remete à capital brasileira, segundo o público, é 'reggae', seguido de 'ilha' e 'azulejos'. Participaram da pesquisa moradores de São Luís, de outros municípios do Maranhão e do Brasil, além de outros países. O levantamento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

O programa Reviva Centro tem o objetivo de ressaltar a história da capital maranhense por meio de encenações teatrais, música regional e informações turísticas com a promoção de eventos como o Passeio Serenata, Sarau Histórico, Roteiro Reggae, Arte na Praça e Feirinha São Luís. Durante os eventos, são convidados cantores, atores, intérpretes, guias de turismo e diversos outros profissionais da própria cidade para compartilhar conhecimentos sobre a cidade e, ao mesmo tempo, valorizar a mão de obra local.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, explica que este programa tem contribuído para o retorno da população para o Centro Histórico, o que gera uma série de resultados positivos para o setor do turismo e, por fim, para os moradores de São Luís. "Com a vinda de milhares de pessoas para aos eventos promovidos pelo prefeito Edivaldo, nós conseguimos movimentar a economia local, ocupar o Centro Histórico com cultura, construir conhecimentos sobre a cidade e, além disso, oferecer aos visitantes também eventos de forma gratuita que, sem dúvida, encanta todos que passam por aqui", pontuou a gestora.

Neste mês de agosto, já foi realizada uma edição do Sarau Histórico, que levou teatro e música para o Complexo da Praça Deodoro, e na quarta-feira (21), será realizada uma edição do Passeio Serenata, onde o público poderá percorrer as ruas do Centro Histórico acompanhado por músicas, informações turísticas sobre cada detalhe do roteiro e também atuações de personagens que representam grandes personalidades da literatura maranhense. A última edição do Passeio Serenata reunião cerca de três mil pessoas.

REPRESENTATIVIDADE

Em relação aos nomes que o público apontou como representativos da capital São Luís para eles, o nome 'reggae' se destacou, com 60% dos entrevistados apontando-o como marca da cidade. A Prefeitura também entende que o reggae é forte e uma marca cultural local e por isto, realiza eventos que remetem ao estilo musical. Na Setur, por exemplo, é realizado o Roteiro Reggae, no qual grupos se apresentam ao público e os ensina a dançar do modo particular do maranhense, ou seja, agarradinho.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem