agencia

Notícias

Quinta-feira, 05/09/2019 - 09h56

Dia Municipal do Regueiro é marcado com edição especial do Roteiro Reggae promovida pela Prefeitura de São Luís

O evento, que aconteceu na noite de quarta-feira (4), faz parte do Reviva Centro e integra a programação de aniversário de 407 anos de São Luís, organizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Dia Municipal do Regueiro é marcado com edição especial do Roteiro Reggae promovido pela Prefeitura de São Luís

O reggae tomou conta das ruas do Centro Histórico de São Luís na noite desta quarta-feira (4). Ludovicenses e turistas foram atraídos pela programação do Reviva Centro, programa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, que promoveu uma edição especial do Roteiro Reggae em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro, e ao aniversário de 407 anos de São Luís. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reuniu centenas de pessoas que percorreram ruas do Centro Histórico da cidade.

O guia de turismo Nailton Lobato acompanhou o roteiro informando a todos os pontos culturais relacionados ao reggae, além de curiosidades sobre os casarões, ruas e sobrados do Centro Histórico - reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Dentre elas, a história de Benedito Leite, político que deu nome à praça onde são realizadas algumas atrações do programa Reviva. Também foi destaque no passeio, a quantidade de casarões que conservam o traçado original - mais de 3.500.

O DJ de reggae Frank Weiler comandou a parte musical e tocou as melhores 'pedras' - como são conhecidas as músicas que mais se destacam no cenário regueiro. O público dançou, acompanhado pelo grupo de dança Gdam, músicas como 'Reggae Night' (Jimmy Cliff) e 'One Love' (Bob Marley). O público também teve uma aula de como dançar o reggae agarradinho, assim como se dança aqui no Maranhão.

Os eventos do Reviva Centro buscam resgatar a história e cultura da cidade e tornar o espaço público mais utilizado pelos moradores locais e turistas. A secretária municipal de turismo, Socorro Araújo, acompanhou o roteiro e viu, na prática, a ideia do Reviva se concretizar. "Nós buscamos atrair o público para o Centro da cidade, ver essas ruas movimentadas, repletas de cultura e história vivas, deixa a gente com a sensação de dever cumprido. Mas ainda tem muito mais a ser feito. Esse mês, em comemoração ao aniversário da cidade, ainda realizaremos o Sarau Histórico, no dia 12, e o Passeio Serenata, no dia 18. Esperamos que a população compareça e aprenda cada vez mais sobre São Luís", afirmou a gestora.

A programação aquece, ainda, o comércio local. "Esse é o tipo de evento que traz muita gente para o Centro Histórico, justamente o que nós precisamos para fomentar a presença do público, da família maranhense, nos nossos espaços como o Centro. Ao mesmo tempo que prestigiam o evento, eles aprendem sobre o lugar em que vivem", disse Francisco Neto, presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Maranhão.

O roteiro começou com a concentração na Praça Benedito Leite, passou pela Rua da Palma, Beco da Pacotilha, Rua do Giz, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal, Rua do Trapiche e terminou na Praça Pedro II. O roteiro inteiro contou com músicas e informações culturais e históricas sobre a cidade.

SÃO LUÍS 407 ANOS 

A programação de shows inicia na quinta-feira (5) com a banda Tribo de Jah que fará uma bonita apresentação no palco da praça Maria Aragão no Dia Municipal do Regueiro. Na sexta é a vez dos apreciadores do ritmo arrocha lotarem a praça Maria Aragão, para dançarem ao som da banda maranhense Mesa de Bar. O grupo, que tem arregimentado multidões por onde passa com seu repertório romântico, promete fazer uma grande festa popular, repetindo o sucesso de público da última apresentação realizada no local, pelas festividades juninas.

Também é esperado grande público para o já consagrado show Terra de Adoração, neste sábado (7), com atrações voltadas ao público evangélico e católico, também Praça Maria Aragão. Os momentos de louvor e adoração iniciam às 16h, com a programação de shows católicos, tendo como atrações o padre Joãozinho, Leo Rabelo (Banda Dominus), Clay Viana e Diego Fernandes. Em seguida, por volta das 19h, fechando a programação do dia na Maria Aragão, será a vez do show gospel com apresentações de Fernandinho, Paulo César Baruk, Midian Lima, Maurício Paes e Lidia Carollini.

E no domingo, 8 de setembro, data do aniversário de São Luís, a população será agraciada com a voz marcante da cantora Alcione, ícone da MPB, encerrando a programação principal das festividades pelos 407 anos da capital maranhense. No palco da Maria Aragão, a artista maranhense apresentará seus grandes sucessos como 'Você me vira a cabeça', 'Estranha loucura' e 'Meu Ébano'. A noite terá ainda apresentações de artistas como César Nascimento e Companhia Barrica.

A programação festiva em alusão ao aniversário da cidade prossegue por todo o mês de setembro, também com edições especiais do programa Reviva, em espaços do Centro Histórico da cidade. "Com a orientação do prefeito Edivaldo, a programação especial para a celebração do aniversário de 407 anos de São Luís está repleta de música, teatro, poesia, tudo gratuito e aberto para a população participar com muita alegria. É um mês de muita comemoração para todos os ludovicenses conhecerem e amarem ainda mais a sua cidade", observou a secretária municipal do Turismo, Socorro Araújo.

As atividades de setembro do programa Reviva está repleta de memórias históricas, música, teatro, dança, poesia, entre outras manifestações artísticas que iniciam no próximo dia 12 (quinta-feira), com o Sarau Histórico intitulado 'Fundação de São Luís', às 19h, no Complexo Deodoro. O sarau especial enveredará pelos principais fatos que marcaram a história da fundação da São Luís nestes mais de quatro séculos. Nos sábados dos dias 14, 21 e 28 a praça também será palco para diversas apresentações culturais, a partir das 17h30. Dia 18 (quarta-feira), acontece uma edição comemorativa do Passeio Serenata Aniversário de São Luís, saindo às 19h da Praça Benedito Leite.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem