agencia

Notícias

Terça-feira, 01/10/2019 - 15h06

Prefeitura de São Luís incentiva alimentação saudável com visita pedagógica de estudantes à horta hidropônica

Acompanhada pela primeira-dama Camila Holanda, a visita teve como objetivo incentivar bons hábitos alimentares e avaliar a possibilidade de criar uma horta na escola

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura incentiva alimentação saudável com visita pedagógica de estudantes à horta hidropônicaEstudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Maria Alice Coutinho, no Turu, realizaram na manhã desta terça-feira (1º) uma visita pedagógica à Folha d’Água Aquaponia, uma espécie de horta hidropônica que usa um sistema de produção que combina a piscicultura (criação de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas em água).  A visita ao espaço que fica em frente à escola foi acompanhada pela primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, e pelo secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues. Além de incentivar os alunos a adotarem bons hábitos alimentares, a visita também foi realizada com o objetivo de avaliar a possibilidade de criar uma horta na escola.

A primeira-dama Camila Holanda, destacou que a atividade reflete a preocupação da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com a alimentação saudável nas escolas da rede municipal. “O objetivo é fazer com que as crianças, conhecendo e se interessando por trabalhos como esse da horta hidropônica, possam reconhecer a importância de terem uma alimentação saudável e, ainda, levar esse pensamento para suas famílias. A gestão do prefeito Edivaldo tem incentivado atividades como essa, dando oportunidade para que as crianças possam se divertir e ao mesmo tempo conhecer algo novo, respeitando sempre o meio ambiente em que vivem”, reforçou Camila Holanda.

A Folha d’Água Aquaponia cultiva alface e cria peixes através dessa técnica que alia a piscicultura com a hidroponia, que é o cultivo de de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Propriedade da família de Andréa Brandão, a horta se desenvolve alicerçada no desejo de oferecer opções de produtos saudáveis. “Eu tenho prazer em apresentar esse trabalho às crianças. É uma forma de elas se interessarem por uma alimentação mais saudável”, disse Andréa Brandão.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, destacou a importância da visita pedagógica. “A ideia da visita é estimular as crianças e avaliar a possibilidade de criar, com apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, uma horta na escola, para que elas possam cuidar e cultivar diversos produtos. Como gestor desta pasta, avalio de forma muito positiva essa visita a esta horta hidropônica”, destacou o secretário durante a visita ao espaço.

As crianças aproveitaram o passeio para aprender coisas novas e interagir com o meio ambiente. “Gostei demais de tudo, de ver os peixes e as plantas. Achei linda a horta e muito interessante”, disse Geovanna Pinho, 8 anos. “Eu como frutas e verduras porque são alimentos saudáveis. É legal ver como são cultivadas”, completou Maria Paula Silva.

A diretora geral da U.E.B Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro, ressaltou que atividades como essa são recorrentes na escola. “A gente tenta sempre orientar bem as crianças e realizar ações como essa, que ofereçam a elas a oportunidade de aprender novas coisas, conhecer novos lugares e refletir sobre os mais diversos temas”, disse a gestora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem