agencia

Notícias

Quinta-feira, 03/10/2019 - 14h06

Em vistoria ao mercado do Coroadinho, prefeito Edivaldo anuncia novas frentes de trabalho do São Luís em Obras

Gestor vem cumprindo extensa agenda de acompanhamento de obras do programa municipal e nesta quinta-feira (3), ressaltou que novas frentes serão abertas em bairros como Cohab, Angelim, Cidade Operária, região Itaqui-Bacanga e zona rural

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em vistoria ao mercado do Coroadinho, prefeito Edivaldo anuncia novas frentes de trabalho do São Luís em Obras

O prefeito Edivaldo Holanda Junior vistoriou, nesta quinta-feira  (3), mais uma etapa da obra de reforma e ampliação do mercado do Coroadinho. Novo projeto do mercado inclui implantação de acessibilidade, nova iluminação, restauração do piso, revestimento, teto, banheiros, entre outras melhorias. Durante a vistoria, o prefeito informou que novas frentes de trabalho do São Luís em Obras serão abertas nos próximos dias contemplando as regiões do Angelim, Cidade Operária, Itaqui-Bacanga, Cohab e zona rural da capital. 

“Estamos acompanhando de perto todas as ações das frentes de trabalho. No Coroadinho, nós estamos, praticamente, construindo um novo mercado. Isto é muito mais do que uma reforma. De fato, do mercado antigo vão restar apenas alguns pilares. Vamos construir um mercado moderno, confortável e digno para esta comunidade, com melhores condições de trabalho para os feirantes. Na próxima semana vamos começar a construir a fundação da nova estrutura", disse o prefeito.

Edivaldo destacou ainda outras obras em andamento na capital. "Lembrando que estamos também com obras no Mercado da Praia Grande e, em breve, começaremos a reforma do mercado da Cohab. Nesta semana vistoriamos outras obras pela cidade, como a Praça da Bíblia e o Parque do Bom Menino, acompanhamos o recapeamento asfáltico no bairro Vinhais, Cohatrac e Avenida Guajajaras. Em breve vamos anunciar outras obras para regiões importantes da cidade, como Angelim, a área Itaqui-Bacanga, a Cidade Operária e a zona rural de São Luís”, relatou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e de secretários municipais. O vereador Nato Junior também acompanhou a vistoria.  

O vice-prefeito Julio Pinheiro ressaltou o rigor do cronograma dos serviços. “É uma obra importante para este bairro e observamos que, desde a assinatura da ordem de serviço, os trabalhos têm sido realizados com presteza. O prefeito Edivaldo está acompanhando de perto a execução do programa São Luís em Obras em suas várias frentes de trabalho, cobrando celeridade. A resposta da comunidade tem sido positiva e isso nos incentiva cada vez mais”, observou. 

“O cronograma da obra está sendo executado rigorosamente dentro do prazo e isto contribui para o clima de confiança entre os feirantes e a Prefeitura, pois vamos entregar a construção no tempo determinado”, destacou o secretário Antonio Araújo, titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Este mercado é uma reivindicação histórica da comunidade, pois o mercado público é muito importante para o bairro, para a atividade dos feirantes e para oferecer produtos de qualidade para a população. Então, esta reforma vem para atender aos pleitos de toda esta comunidade e temos observado uma resposta muito positiva dos moradores e feirantes”, observou Ivaldo Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Com a obra o mercado vai ganhar uma nova estrutura, focada na acessibilidade e funcionalidade, com sala de administração, banheiros, instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento, bem como uma nova fachada. Também será instalada nova caixa d’água para abastecer o mercado.

Moradora do Coroadinho há 42 anos, a servidora pública Lucimar Lima, a Miúda, gerente do mercado municipal, falou com otimismo acerca da obra. “Os operários estão trabalhando com muito empenho. A obra começou há poucos dias e já está praticamente toda demolida a estrutura antiga”, disse.Mãe de três crianças, a feirante Meire dos Passos Santos, que vende temperos variados no mercado do Coradinho, estabelecida há mais de 20 anos no local, donde tira o sustento para a família, não reclama da instalação provisória de sua barraca e aguarda ansiosamente para se instalar no novo mercado. “Tinha que melhorar tudo neste mercado. Agora, estamos vendo a obra seguir todos os dias e espero que fique muito bonito o novo mercado para a gente poder trabalhar num local mais adequado. Antes, dava um pouco de vergonha atender os clientes, pois o ambiente era sujo, mal cuidado”, relatou.

MERCADO

Construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, o mercado do Coroadinho receberá intervenções que possibilitarão melhorias a quem trabalha ou consome produtos do local. De acordo com o projeto do novo mercado, toda alvenaria existente será demolida e um novo espaço será construído, com boxes e bancadas destinadas aos feirantes. A ampliação do mercado com aumento da área construída possibilitará, inclusive, a inserção dos feirantes que trabalhavam na área externa do local, beneficiando mais de 100 trabalhadores que atuam na área.

Os serviços de reforma e ampliação do Mercado do Coroadinho preveem acessibilidade às pessoas com deficiência; iluminação e ventilação natural; reestruturação de piso, revestimentos, teto e banheiros; revisão hidráulica, elétrica e sanitária; harmonização com o entorno; atendimento às normas reguladoras brasileiras; flexibilização e reorganização dos espaços de trabalho com a unificação das estruturas físicas existentes; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; inclusão de elementos que possibilitarão o manuseio e armazenagem adequados de alimentos, bem como o armazenamento de água e o descarte de resíduos sólidos. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

SÃO LUÍS EM OBRAS

A reforma e ampliação do Mercado do Coroadinho faz parte do programa São Luís em Obras”, idealizado pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital. O São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações como a revitalização de espaços públicos, a reforma e construção de mercados, intervenções para maior mobilidade no trânsito da capital, serviços de pavimentação e drenagem, entre outras iniciativas que vão promover uma transformação ainda mais positiva e evidente na cidade.

Muitas ações do programa já estão sendo executadas, como as reformas do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Casa das Tulhas e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; o recapeamento asfáltico de mais de 60 ruas e avenidas no Vinhais; o asfaltamento de ruas e avenidas no Cohatrac, incluindo a Avenida Contorno Sul; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem