agencia

Notícias

Segunda-feira, 07/10/2019 - 14h11

Prefeitura entrega brinquedoteca na unidade de saúde da Vila Embratel como parte das atividades em comemoração ao Dia das Crianças

Evento contou com a participação da primeira-dama Camila Holanda e reuniu crianças e mães em manhã de atividades lúdicas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo comemora Dia das Crianças com inauguração de brinquedoteca em centro de saúde da Vila Embratel

Crianças da área da Vila Embratel tiveram, nesta segunda-feira (7), uma manhã especial com atividades lúdicas, lanches e a inauguração da brinquedoteca do Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins, equipamento da Prefeitura de São Luís na Vila Embratel. Com a ação e os serviços prestados pela unidade de saúde, como o da Sala da Gestante, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior demonstra respeito com as crianças e compromisso com a oferta de um atendimento qualificado e humanizado aos usuários do sistema público de saúde. A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, acompanhou as atividades feita em comemoração ao Dia das Crianças, 12 de outubro.

“É muito bom ver como se manifestam na prática o carinho e a preocupação do prefeito Edivaldo em atender cada vez melhor a população. Esta unidade é um dos muitos exemplos de equipamentos públicos que funcionam com qualidade, transformando vidas e cuidando dessas crianças, que são o futuro da nossa cidade. É renovador ver os os resultados positivos deste trabalho desenvolvido pela gestão municipal, eles nos mostram que, apesar das limitações financeiras, estamos no caminho certo”, disse a primeira-dama, Camila Holanda.

O Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins oferece atendimento à comunidade, em especial às gestantes e às crianças, com coleta de preventivo do câncer do colo do útero, vacinação, teste de gravidez, acompanhamento do pré-natal, consultas médicas e de enfermagem, procedimentos básicos como curativos, verificação de pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV, Hepatite A e B e Sífilis e, ainda, os serviços da Sala da Gestante. Em média, o centro realiza cerca de 750 atendimentos por mês.

A unidade de saúde promoveu na manhã desta segunda-feira (7), atividades como pintura facial, distribuição de lanches para mamães e bebês, além de brindes e o concurso “Bebê Paraíso”, eleitos conforme os cuidados adequados das mães com a saúde das crianças, peso de acordo com a idade, amamentação. Os premiados receberam kits de higiene e outros presentes.

A premiação foi simbólica, visando incentivar as famílias aos cuidados necessários e adequados com os bebês, como o pequeno João Miguel, de 5 meses de vida, filho de Jenifer Rodrigues e a pequena Thayla Mirelly, também de 5 meses, filha de Tayane Araújo. Ambos receberam, cada um, presentes e a faixa de Bebê Paraíso 2019. “Acho importante para a saúde do bebê termos esses cuidados. Sou mãe de primeira viagem e estou procurando seguir todas as orientações que tive aqui no centro, como a amamentação exclusiva até os seis meses”, disse Thayane Araújo.

BRINQUEDOTECA

Além das atividades, foi inaugurada a brinquedoteca do centro, espaço com jogos, brinquedos e outros elementos que estimulam a interação, a sociabilidade e a integração entre pais e filhos. A secretária-adjunta de Saúde, Natália Mandarino, também acompanhou as atividades e destacou a importância do espaço. “Não é só um espaço físico, é um lugar que vai proporcionar às crianças e às mães e pais uma integração maior. É um ambiente que trabalhará o lado psicomotor e psicossocial das crianças”, ressaltou a secretária.  

A diretora-geral do centro de saúde, enfermeira Josélia Seixas de Morais, explicou que a brinquedoteca, inaugurada no mês das crianças, terá uma função a mais, além do lazer e do entretenimento, pois vai contar com observação pediátrica para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças, diagnosticando precocemente qualquer necessidade de atendimento especializado dos bebês, encaminhando-os para o tratamento adequado. 

“A brinquedoteca vai somar-se ao pacote de atendimentos especiais que o centro de saúde oferece à população, assim como a Sala das Gestantes, aberta em maio, mês das mulheres. No próximo mês, em sintonia com a campanha Novembro Azul, vamos inaugurar o Espaço do Homem e, desta forma, vamos ampliar a nossa atenção à família”, explicou Josélia.

SALA DA GESTANTE

Com a Sala da Gestante, o Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins oferece um atendimento especial às futuras mães. Com serviços como fisioterapia, massoterapia e acompanhamento de psicólogo e nutricionista, as gestantes encontram na unidade apoio neste momento importante de suas vidas. “É muito bom. Sou acompanhada desde o terceiro mês de gestação e melhorei minha postura e minha respiração. Por conta deste apoio, hoje me sinto bem preparada para este importante momento da minha vida”, contou Vanessa Carolyne Pereira, grávida de 8 meses.

Também na Sala das Gestantes, Ilka Reis Lisboa, de 18 anos e cinco meses de gestação é atendida pelo técnico de enfermagem e massoterapeuta Cassiano Oliveira. Ela disse sente muito alívio nas dores lombares com a terapia. “Eu não perco nenhuma sessão. Os profissionais nos tratam com muito carinho e atenção e eu sinto que a minha gravidez corre mais naturalmente com este tratamento”, informou.

“Nós oferecemos também treinamento para as mamães na prática da Shantala, uma massagem voltada para os bebês recém-nascidos. Desta forma, podemos cuidar das mães e também das crianças”, acrescentou Cassiano. Na Sala das Gestantes, o ambiente é decorado com temas infantis, climatizado e aromatizado com odores de ervas, propiciando um clima relaxante para as gestantes.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem