agencia

Notícias

Terça-feira, 08/10/2019 - 14h25

Prefeito Edivaldo amplia frentes de asfalto na cidade com início de pavimentação de ruas e avenidas do Conjunto Angelim

Ação integra o programa São Luís em Obras e amplia os investimentos já realizados no bairro pela gestão do prefeito Edivaldo; a Prefeitura também está com frentes de asfalto no Vinhais, Cohatrac e Avenida Guajajaras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo amplia frentes de asfalto na cidade com início de pavimentação de ruas e avenidas do Conjunto Angelim

Uma nova frente de asfalto foi aberta pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior em São Luís, ampliado as ações de melhoria da infraestrutura da cidade por meio do programa São Luís em Obras. Desta vez o bairro beneficiado é o Angelim. Os trabalho de pavimentação de ruas e avenidas do Conjunto Angelim foram iniciados na manhã desta terça-feira (08) e foram acompanhados pelo prefeito Edivaldo. Por meio do programa São Luís em Obras a Prefeitura está com outras frentes de trabalho impactando vários bairros da capital com ações de infraestrutura como a requalificação de logradouros públicos, construção de mercados, reforma de unidades de saúde e escolas, melhoria da mobilidade urbana, entre outras. A pavimentação de vias do Angelim soma-se a outras ações da gestão do prefeito Edivaldo no bairro, a exemplo da requalificação da Praça dos Ipês, construção de um Ecoponto que atende ao bairro e também comunidades adjacentes e modernização da iluminação pública, entre outras. 

“Esta é mais uma ação do programa São Luís em Obras. Estamos dando início ao trabalho no Angelim, onde serão pavimentados cerca de cinco quilômetros de vias contemplando ruas do Angelim de Baixo e do Angelim de Cima. Lembrando que temos outras frentes de trabalho em andamento, como no Conjunto Vinhais, com 16 quilômetros de pavimentação de ruas e avenidas, onde já estamos com mais da metade do serviço concluído. Também no Cohatrac já avançamos bastante nos 12 quilômetros de asfaltamento, assim como na Avenida Guajajaras. Em breve chegaremos a outras regiões da cidade, como a área Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e zona rural, enfim, muitas outras frentes de trabalho ainda serão abertas ainda este ano”, destacou o prefeito Edivaldo.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, o prefeito Edivaldo ressaltou ainda que o programa São Luís em Obras é bem abrangente. “Estamos requalificando, ou melhor, praticamente estamos construindo um novo mercado do Coroadinho. Estamos reformando o Mercado da Tulhas, na Praia Grande, no Centro. Nos próximos dias deveremos iniciar as intervenções no mercado da Cohab. Estamos reformando 18 unidades de saúde, como o Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Alemanha, onde estive recentemente acompanhando a ampla reforma que está sendo executada no local. Na área da educação, estamos reformando escolas, um programa que vem sendo executado desde o início da minha gestão e estamos intensificando mais ainda com o São Luís em Obras”, explicou o gestor municipal.

“Estamos iniciando os trabalhos de asfaltamento do Angelim pela Avenida 1, que é uma via de bastante movimento de veículos e vamos seguir avançando pelas demais avenidas e ruas do bairro”, observou Antonio Araújo, titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, os vereadores Dr. Gutemberg Araújo, Raimundo Penha, Pereirinha, Pavão Filho, Genival Alves, Edson Gaguinho; também o jornalista e suplente de vereador Batista Matos e membro da Igreja Batista do Angelim estiveram presentes à largada da pavimentação do Angelim.

APROVAÇÃO

“Eu moro no Angelim desde que o conjunto foi entregue, há mais de 40 anos e esta é a primeira vez, que eu me lembre, de uma obra de asfaltamento em todo o bairro. Aqui estava precisando de um serviço deste, pois há muitos buracos nas ruas. Tava precisando refazer o asfalto e nivelar tudo”, ponderou Luís Carlos Cardozo Filho, acompanhado de sua esposa Tereza Cunha.

Moradora da Avenida 1, Silvina de Jesus Campos Carvalho, que reside no Angelim há mais de 30 anos, afirmou estar satisfeita com a obra de pavimentação da via. “Esta é uma avenida muito movimentada, que serve de acesso ao bairro, por isso o tráfego é grande e já estava na hora de uma boa reforma. A Prefeitura tem feito bastante coisa pelo bairro. Recentemente construíram um Ecoponto e também uma praça”, explicou.

“Este é um bairro bem localizado, com boa oferta de transporte público e de fácil acesso para outras localidades. É bom morar aqui e toda obra que vier para beneficiar a população vai ser muito bem-vinda, como este asfaltamento que está acontecendo agora”, comentou o técnico em eletrônica Wilson Serra, pai de um casal de crianças e que mora no Angelim há cerca de três meses.

PRAÇA

Em julho de 2017 foi entregue a Praça dos Ipês, no Conjunto Angelim, obra da Prefeitura de São Luís, construída onde antes era um local de descarte irregular de lixo e resíduos de construção civil.

A Praça dos Ipês tem área de 3.554 metros quadrados e é arborizada, com equipamentos básicos para área de convivência com mesa grande e bancos, playground e academia da saúde cercados por alambrados, área de circulação e de caminhada e uma pista de skate, construída em conjunto com a comunidade e a Federação Maranhense de Skate.

O logradouro compõe o cronograma de recuperação de praças da capital, que requalificou mais de 30 praças em São Luís, transformando-os em espaços de lazer e convivência frequentados por crianças, jovens e idosos, em diversos bairros da cidade.

O Angelim foi uma das regiões beneficiadas com a nova iluminação pública, que utiliza tecnologia de lâmpadas de LED, implantada na gestão Edivaldo, desde 2016.

ECOPONTO

O Ecoponto do Conjunto Angelim foi inaugurado em novembro de 2016, sendo este o quinto equipamento até então construído pela Prefeitura de São Luís. Atualmente já são 15 unidades em operação na capital, dois prontos para ser entregues - Primavera e Barreto -  e outros dois em construção, Centro e Vila Isabel, que vão contar com galpões de triagem.  e a estimativa é de que até o final da gestão Edivaldo sejam 30 unidades em toda a cidade. Há também o Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis Centro, que está com as obras avançadas, localizado no Anel Viário, anexo ao Ecoponto Centro.

O Ecoponto do Angelim tem capacidade para receber 100 toneladas de resíduos por mês. Cada unidade conta com instalações sanitárias, estacionamento, setores de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos, além da parte administrativa.

O espaço conta ainda com quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas, para a deposição do material coletado. As placas de identificação seguem os padrões definidos de coleta seletiva: amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico e verde para vidro.

A unidade conta ainda com depósito específico para resíduos de poda, capina e da construção civil. A estrutura garante segurança aos condutores de veículos e carroças, assim como dos animais que as tracionam, durante o manejo dos resíduos. São sete caixas estacionárias para esse fim.

Os Ecopontos são uma iniciativa da Prefeitura de São Luís para diminuir os pontos de acúmulo de resíduos em locais inadequados na capital. Na medida em que oferecem alternativas ao descarte irregular, esses equipamentos também contribuem para a diminuição dos criadouros do mosquito Aaedes aegypti e, por consequência, das doenças causadas pelo inseto, como o zika vírus, o chikungunya e a dengue.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem