agencia

Notícias

Sábado, 12/10/2019 - 08h25

Prefeito Edivaldo reforma Centro de Saúde Genésio Ramos Filho e Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney

Ações integram o programa São Luís em Obras; na área da saúde, o prefeito Edivaldo também mantém frente de trabalho no Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo reforma Centro de Saúde Genésio Ramos Filho e Unidade de Saúde da Família na Vila SarneyO Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Rua 13,  Cohab Anil I) e a Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney (km 7, BR-135) estão passando por manutenção corretiva e preventiva geral, como parte do programa São Luís em Obras, da Prefeitura de São Luís. O programa São Luís em Obras foi lançado em agosto pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como objetivo reforçar a infraestrutura e urbanização em bairros da capital, com diversas frentes de trabalho abertas em toda a cidade. Também está recebendo obras por meio do programa municipal o Centro de Especialidades Odontológicas na Alemanha. 

Dentre as melhorias nas unidades de saúde, estão a recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias e ampliação da estrutura de atendimento com adaptações à acessibilidade das pessoas com deficiência, seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As obras no Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha também estão em ritmo acelerado.

No início deste mês, o prefeito Edivaldo assinou a Ordem de Serviço para a recuperação de outras 11 unidades de atenção primária nas regiões do Itaqui-Bacanga, da zona rural, da Cidade Olímpica e do Centro. Já está previsto para os próximos dias o início da implantação da Escola Técnica do SUS (ETSUS), no Itaqui-Bacanga. O setor – referência na qualificação e capacitação profissional de servidores da Semus – funcionará nas proximidades da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, no bairro Vila Isabel. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também terá espaço próprio a ser montado a partir deste mês na sede da Semus, na Rua Deputado Raimundo Vieira da Silva, nº 2.000.

"Por meio do programa São Luís em Obras estamos com mais de 20 frentes de trabalho na cidade. Além das unidades de saúde, estamos asfaltando ruas e avenidas nos bairros do Angelim, Cohatrac, Vinhais e Avenida Gujajáras, reformando mercados das Tulhas, na Praia Grande e do Coroadinho, Praça da Bíblia, Parque Bom Menino, Fonte das Pedras, construção de canal e ponte na Vila Sarney e reformas de unidades de ensino, só para citar algumas. Muitas outras frentes serão abertas nos próximos dias", disse o prefeito Edivaldo.  

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, disse que a reestruturação da rede faz parte de uma determinação do prefeito Edivaldo, que prioriza a assistência com qualidade à população. “Nossa meta é promover a recuperação física das nossas unidades para proporcionar uma prestação de serviços melhor aos usuários. Temos um cronograma que está sendo executado, e o Centro de Saúde Genésio Ramos e a USF da Vila Sarney deverão ser entregues até novembro”, disse.

PROGRAMA

Idealizado pelo prefeito Edivaldo como o maior programa de urbanização e melhorias na área da infraestrutura já executado na capital, o São Luís em Obras vai beneficiar a população com um conjunto de ações, muitas delas sendo executadas, como as reformas do mercado do Coroadinho, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Casa das Tulhas e Fonte das Pedras, no Centro; a reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos; pavimentação asfáltica no Vinhais, Cohatrac, Angelim e Avenida Guajajaras; a construção de quatro novos Ecopontos (Primavera/Shalon, Centro/Anel Viário, Vila Isabel e Barreto) e de dois galpões de triagem para a coleta seletiva; e a reforma da Casa de Passagem, equipamento social administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (Semcas).

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção dos mercados do São Francisco e Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem