agencia

Notícias

Sábado, 19/10/2019 - 09h36

Prefeito Edivaldo leva asfalto novo para Avenida Guajajaras e população destaca melhorias na via

Serviços estão em andamento e integram o programa São Luís em Obras; no local já foi concluída a pavimentação em mais de dois quilômetros e meio da avenida

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo trabalha na requalificação da Avenida Guajajaras e população destaca melhorias na viaA obra de asfaltamento da Avenida Guajajaras segue o cronograma e avança a cada dia em ritmo acelerado. O serviço, que tem sido acompanhado de perto pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, integra o programa São Luís em Obras, lançado pelo prefeito em agosto e já esta com mais de 20 frentes de trabalho impactando diversos pontos da cidade com ações de infraestrutura e requalificação de logradouros. A Guajajaras é uma das vias mais movimentadas da capital e, por isto, motoristas, moradores e comerciantes já apontam melhorias na área, com maior fluidez do trânsito e mais acessibilidade aos estabelecimentos instalados ao longo da avenida. Já foi concluída a pavimentação em 2.600 metros da avenida, o que corresponde do retorno do Tirirical até a Ducol. 

"O programa São Luís em Obras tem mudado a configuração da nossa cidade. São obras impactantes do ponto de vista da mobilidade e que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta obra na Avenida Guajajaras era aguardada por todos e muito necessária", frisa o prefeito Edivaldo. A Prefeitura está também com frentes de asfalto nos bairros do Vinhais, Angelim e Cohatrac e outras serão abertas. 

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, diz que as obras vão melhorar a mobilidade no local. "Os serviços de fresagem estão sendo executados para retirar as ondulações, nivelando o piso, para aplicação da nova camada de asfalto. A fresa é feita ao longo da noite, para não comprometer o trânsito. É uma obra importante que vai melhorar a trafegabilidade e intensificar o comércio na região”.

Morador do Residencial São Cristóvão, localizado próximo à avenida, Getúlio Nunes, de 60 anos, que trabalha como mestre de obras e vai para o trabalho de ônibus, que passa pela Guajajaras, destaca benefícios da obra. “Melhorou muito a fluidez do trânsito desde que foi iniciado este trabalho. Antes, tinha muito buraco ao longo da avenida e isto causava engarrafamento”, ponderou.

Moradora do bairro São Cristóvão desde que nasceu, a motociclista e estudante de Direito Ilderlane Lima, de 32 anos de idade, afirma que se sente mais confiante trafegando na Guajajaras recuperada. “Para quem pilota motocicleta, como eu, era preciso ficar atento ao trânsito e aos buracos ao mesmo tempo. Muitos acidentes ocorreram por causa dos buracos que havia na avenida. Quando o serviço tiver completo ficará bem mais seguro”, disse.

O engenheiro civil Yves Mota, morador do bairro Renascença, é responsável por uma obra de reforma de um shopping localizado ao longo da Guajajaras e todos os dias percorre a via para acompanhar o andamento dos trabalhos. “Esta avenida tem um fluxo de veículos muito intenso e precisa de manutenção constante, por isto é importante a realização desta obra de recapeamento, pois beneficia o motorista e o comerciante também, que poderá investir na melhoria do seu estabelecimento, já que a via recapeada propicia um melhor acesso ao local”, ponderou.

“O tempo para chegar ao trabalho diminuiu, pois os carros não ficam mais tanto tempo parados no engarrafamento que sempre há neste trecho, por causa dos buracos e acidentes que aconteciam”, ressaltou Eduardo Soeiro, de 26 anos, sub-gerente de uma loja que vende aparelhos de ar-condicionados, localizada na Avenida Guajajaras.

OBRAS

Os trabalhos estão sendo executados na avenida nos primeiros quilômetros da via, desde o dia 27 de setembro. Um dos serviços é o de fresa, que serve para retirar as ondulações, a camada asfáltica danificada e fazer o nivelamento antes da aplicação do novo pavimento. Na avenida, os trabalhos estão sendo executados nos três turnos para que sejam concluídos o mais breve possível. 

As seis faixas de rolamento dos quase oito quilômetros de extensão da via serão totalmente recuperadas, o que vai tornar o tráfego de veículos mais ágil e seguro. Serão executadas ainda a recuperação de sarjetas e meios-fios. Em toda a via serão aplicadas mais de 8.500 toneladas de asfalto Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

PROGRAMA

As ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo, contempla ainda reforma e revitalização de espaços públicos, mercados, unidades de saúde e escolas e intervenções no trânsito que favoreçam a mobilidade.

Mercado do Coroadinho, Mercado das Tulhas, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e Fonte das Pedras, reforma e modernização do estádio Nhozinho Santos estão entre as obras do programa São Luís em Obras já em execução. O programa abrange ainda a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; a construção do Mercado do São Francisco, Mercado da Cohab; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros.

OUTRA FRENTES DE OBRAS 

Além da Avenida Guajajaras, as ações de pavimentação do São Luís em Obras seguem ainda no Conjunto Angelim, onde os trabalhos de asfaltamento continuam avançando em ritmo acelerado. Serão cinco quilômetros de ruas e avenidas com nova pavimentação, no Angelim de Baixo e de Cima. Os trabalhos já foram concluídos na via principal do bairro, a Avenida Um e seguem em andamento para as demais ruas.

O Vinhais também está recebendo melhorias na mobilidade. Em algumas vias a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte já começou a implantar a sinalização. A região está sendo beneficiada com 16 quilômetros de asfalto novo em ruas e avenidas do Planalto Vinhais I e II e Vinhais Cobal. Ruas do entorno da Praça do Letrado já foram totalmente requalificadas. Os trabalhos seguem avançando para outras vias que se encontram degradadas por ação das fortes chuvas deste ano.

No Cohatrac, as obras de recapeamento asfáltico já foram concluídas nas avenidas Contorno Norte e Contorno Sul que são de grande movimento no bairro, outras vias estão sendo contempladas. Serão 12 quilômetros de pavimentação beneficiando a região.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem