agencia

Notícias

Quarta-feira, 30/10/2019 - 17h03

Prefeitura de São Luís participa da criação do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana

Encontro ocorreu em Brasília e contou com a participação de diversos representantes de municípios brasileiros e de entidades ligadas à área de gestão de resíduos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís participa da criação do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza UrbanaRepresentando o prefeito Edivaldo Holanda Junior, o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, participou do evento de instituição do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos, realizado em Brasília, nesta terça-feira (29), na sede da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O encontro contou com a participação de diversos representantes de municípios brasileiros e de entidades ligadas à área de gestão de resíduos. A secretária municipal de Articulação Institucional, Ana Paula Rodrigues, e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, também participaram do evento.

Segundo o vice-prefeito Julio Pinheiro, com a criação do Fórum, a ideia é ter uma representatividade dos municípios para que possam ampliar o diálogo e articular ações eficientes na gestão do lixo nas cidades.  “Com o Fórum, vamos compartilhar experiências e trabalhar por ações efetivas para a área”, destacou.

O Fórum tem como objetivo discutir e encaminhar pautas comuns sobre a gestão do lixo urbano, consideradas prioritárias, como a definição de meios de custeio do sistema de limpeza urbana, entre os quais a criação da tarifa de lixo, cuja legalidade da cobrança ainda depende de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF); a questão dos lixões a céu aberto, que ainda é realidade de muitos municípios brasileiros, além da criação de consórcios para regionalizar a gestão de resíduos.

ELEIÇÃO

Na reunião, foi eleita a primeira diretoria do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos. A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, assumiu a presidência do Fórum. “Políticas de gestão bem implementadas dão resultado. E é isso que devemos buscar. Consolidar entendimentos em busca de atender às peculiaridades de cada município, levando em conta suas habilidades e competências, sempre com a visão de dialogar com toda a estrutura de governo”, declarou a presidente eleita.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem