agencia

Notícias

Quinta-feira, 31/10/2019 - 09h37

Prefeitura de São Luís intensifica campanha de erradicação do trabalho infantil nos cemitérios da capital por ocasião do Dia de Finados

Em parceria com o Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, ações de combate à prática se intensifica no período que antecede o feriado; ação integra a política de Assistência Social da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza campanha de erradicação do trabalho infantil em cemitérios da capitalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceira com o Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil realiza a campanha “Eu não compro, eu não contrato, eu não aceito. Enterre essa ideia”, de combate ao trabalho infantil. A campanha, que se estende até sábado, dia 2 de novembro, consiste em ações de fiscalização, realizada por auditores da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, nos principais cemitérios da cidade, no período que antecede o Dia de Finados. Ação integra a política de Assistência Social da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na garantia de direitos de crianças e adolescentes. 

Este é o segundo ano que a Semcas realiza a campanha que oficialmente teve início no dia 12 de outubro. As primeiras ações da campanha foram desenvolvidas na rede escolar do município com oficinas educativas e participação de pais e responsáveis. Foram também proferidas palestras para crianças atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

A culminância da campanha acontece na próxima sexta-feira (1º de novembro) no Cemitério do Gavião, bairro Madre Deus, a partir das 8h30 da manhã. O segundo momento da campanha no dia será no Parque da Saudade, no bairro do Vinhais. “As ações de enfrentamento ao trabalho infantil que são desenvolvidas na cidade cumprem um calendário. O mês de novembro é de um intensa agenda, por conta de uma prática costumeira do uso das crianças e adolescentes do trabalho nos cemitérios”, explica a secretária Andréia Lauande, da Semcas.

A secretária entende a campanha como um momento de sensibilização. As ações nos cemitérios fazem parte de uma agenda maior onde perpassam os trabalhos em feiras e outros logradouros públicos, onde crianças e adolescentes são expostas a esse tipo de violação de direitos.

BLITZ

Esta semana, as equipes estão realizando blitz de fiscalização nos cemitérios do Gavião (Madre Deus), Parque da Saudade (Vinhais); do São Raimundo, localizado na Rua São Miguel, bairro São Raimundo; e do São Cristóvão, na Avenida Guajajara.

A campanha conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado do Maranhão; das prefeituras de Paço do Lumiar, de São José de Ribamar e Raposa; do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Maranhão (Fepetima) e do Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (COMIPETI).

Anualmente a Semcas, por meio da coordenação de Ações da Programação de Erradicação do Trabalho Infantil, realiza três campanhas municipais voltadas para o tema nos períodos que antecedem e durante o Carnaval e São João. “Estamos permanentemente verificando a diminuição de casos. Estamos sempre em combate para que não haja ocorrências. Atuamos não somente no dia, mas a pelo menos dois meses antes do Dia dos Finados, combatendo preventivamente a prática”, informa a coordenadora Emanuela Ferreira.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem