agencia

Notícias

Sexta-feira, 01/11/2019 - 15h33

Banda Juvenil da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís recebe veículos que serão usados para deslocamentos dos alunos

Reativada na gestão do prefeito Edivaldo, banda reúne mais de 100 crianças e adolescentes moradores dos bairros Coroadinho, Vila Conceição, Primavera e Vila Palmeira; veículos são provenientes de emenda parlamentar de Weverton Rocha

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Banda Juvenil da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís recebe veículos A Banda Juvenil da Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís (GMSL), reativada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), receberam dois veículos tipo vans para fazer o deslocamento do grupo para ensaios e apresentações artísticas. A entrega dos veículos aconteceu nesta sexta-feira (1º), durante solenidade de formatura da GMSL, na sede da guarnição no bairro Alemanha.

Os veículos foram adquiridas por meio de emendas parlamentares do senador Weverton Rocha, na época em que atuava como deputado federal. No início do ano, durante as comemorações pelos 30 anos de existência da Guarda Municipal de São Luís,a Banda Juvenil também recebeu doação de kits de instrumentos musicais com clarinetes, saxofones, trombones, trompetes e outros materiais necessários ao desenvolvimento da educação musical, também resultado das emendas do parlamentar.

Os veículos recebidos serão usados para fazer os deslocamentos de mais de 100 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos, alunos e alunas que compõem a banda e que são moradores dos bairros Coroadinho, Vila Conceição, Primavera e Vila Palmeira. Em geral, o grupo faz algumas intervenções artísticas em igrejas, escolas públicas da rede municipal e eventos comunitários.  As vans vão ajudar justamente no transporte dos alunos e dos instrumentos do grupo.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, ressalta o empenho e o compromisso do prefeito Edivaldo com o  bem-estar de crianças e adolescentes do programa Banda Juvenil. “O programa foi reativado no início da gestão do prefeito Edivaldo e tem sido uma experiência de grande êxito para os meninos e meninas que fazem parte dele, pois, através da música realidades sociais estão sendo mudanças e as crianças e adolescentes estão descobrindo talentos e outras formas de olhar o mundo e descobrir que podem ter um futuro promissor”, ressalta.

PRÁTICAS CULTURAIS E INCLUSÃO SOCIAL

O coordenador da Banda Juvenil da Guarda Municipal de São Luís, Franklin Melo, relata que as aulas de música são dadas aos integrantes do programa por meio do trabalho voluntário de guardas municipais que, por sua vez, compõem a Banda da GMSL. Durante as lições em sala de aula, eles levam a experiência musical construída ao longo de três décadas na banda.

Além de capacitar crianças e adolescentes para a inserção nas práticas culturais, o programa acaba por contribuir para que as próprias comunidades que fazem parte da inciativa se vejam valorizadas e haja, consequentemente, redução de índices de criminalidades naquela determinada região.

“O programa da Banda Juvenil tem um papel muito importante de inclusão social  nas comunidades em que vem atuando e, para os meninos e meninas que participam dele, representa uma chance de mudança de destinos e até mesmo de uma opção de profissão”, ressalta o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem