agencia

Notícias

Sábado, 02/11/2019 - 12h43

Música clássica encanta ludovicenses e turistas durante programação do Arte na Praça no Centro Histórico

A programação cultural continua no fim de semana. No domingo (3), tem a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h, e recreação infantil com os palhaços Acerola e Carambola, no Complexo Deodoro, às 17h

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Música clássica encanta ludovicenses e turistas em mais uma edição do Arte na PraçaO pianista Daniel Lemos foi a atração desta sexta-feira (1º) do projeto Arte na Praça, parte do programa Reviva Centro, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A programação continua neste sábado (2) com show de jazz, a partir das 17h30, com Renato Serra Trio, que se apresenta no Complexo Deodoro. Já no domingo (3), tem a Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite, das 8h às 15h, e recreação infantil com os palhaços Acerola e Carambola, no Complexo Deodoro, às 17h. Toda programação cultural é gratuita.

“A Prefeitura está levando música de qualidade para a população, em um programa que visa revitalizar nossas praças, nosso Centro, e valoriza nossa cultura e os artistas locais. Conseguimos atingir diferentes públicos, desde as crianças com a programação infantil, até idosos com os shows do Arte na Praça e outros projetos que fazem parte do Reviva Centro”, destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

A música clássica embalou o público em um recital a céu aberto, com obras de compositores maranhenses do projeto cultural Piano Maranhense e interpretação de grandes clássicos pelo pianista Daniel Lemos. Antes de iniciar cada canção, ele explicava o contexto histórico da música e como ela surgiu para que o público pudesse apreciar melhor. “É muito bom trazer este tipo de programação para locais públicos, de forma gratuita, pois torna a cultura acessível. Eu toco música clássica, de concerto, que antes era restrito a lugares fechados, como teatros, e muita gente não tem oportunidade de prestigiar”, disse o músico.

O projeto cultural Piano Maranhense oferece recitais de piano solo com obras de compositores nascidos ou radicados no Maranhão dos séculos XIX e XX, na interpretação de Daniel Lemos e produção de Ivaldo Guimarães Torreão Júnior. Segundo ele, este recital é resultado de uma pesquisa que realiza há quatro anos. O projeto foi realizado em 11 municípios maranhenses e em outros 10 estados do Brasil, difundindo a produção musical do Maranhão para todo o país. Daniel Lemos, é natural de Minas Gerais, mas reside há dez anos em São Luís, onde é professor do departamento de música da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do curso de música à distância da Universidade Estatual do Maranhão (Uema).

O casal João Moraes e Sandra Alencar, de São Luís, já tinham ido em uma outra sexta-feira para assistir ao show de Chorinho e voltaram nesta semana para prestigiar a programação. “Muito bom o projeto e o objetivo dele de revitalização do Centro. Gostamos desse tipo de música, tanto clássica, quando o chorinho, e pretendemos voltar outras vezes. Poderia também ampliar para outros bairros de São Luís, pois a iniciativa é muito boa”, falou João Moraes.

Quem também prestigiou o show foram os amigos Renan Lessa, de Minas Gerais, e Alexandra Duboc, da França. Ele mora em São Luís desde o ano passado e ela veio visitar a cidade pela segunda vez. “Ela está gostando muito da cultura, disse que se sentiu muito segura e acolhida na cidade. Hoje trouxe ela para ver este show e estávamos conversando o quanto a cidade ganhou vida do ano passado para cá com esse projeto. Inclusive eu morava no Cohafuma e me mudei para o Centro recentemente por conta deste movimento, desta revitalização, se tornou um bairro mais interessante. Parece outra cidade, muito mais encantadora”, contou Renan Lessa.

PROGRAMAÇÃO

Neste sábado (2), o Complexo Deodoro recebe o show de jazz ‘Influências’, com o tecladista Renato Serra, às 17h30, que será dedicado aos clássicos dos maiores nomes da música brasileira e internacional, como César Camargo Mariano, Marcelo Carvalho, Michel Camilo, Gonzalo Rubacalba e Chick Corea. Além disso, vai interpretar composições autorais que, de forma especial, traduzem sua essência e sua concepção enquanto artista.

Já no domingo (3), a Feirinha São Luís inicia às 8h e vai até às 15h. É uma boa pedida para quem quer desfrutar da rica culinária local, com venda de produtos agroecológicos e artesanato, e se divertir com a programação cultural com as atrações: Banda da Feirinha, tambor de crioula Mensageiros de São Benedito, grupo de capoeira Matroá, shows de Nilkezzane, George Gomes e Fernanda Garcia.

Ainda no domingo, a criançada vai curtir show com os palhaços Acerola e Carambola, às 17h, no Complexo Deodoro. A apresentação inclui brincadeiras, gincana, trava-língua, esquetes de circo e músicas infantis. Os palhaços já estão no mercado há mais de 20 anos, com atuação em aniversários, creches, hospitais e escolas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem