agencia

Notícias

Segunda-feira, 04/11/2019 - 17h23

Nesta quinta-feira (7) vence sexta parcela do IPTU 2019

Boleto está disponível no portal da Semfaz; documentos em atraso poderão ser emitidos com os valores já atualizados com juros e multa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nesta quinta-feira (7) vence sexta parcela do IPTU 2019A 6ª parcela do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU – 2019), vence nesta quinta-feira (7). O boleto e/ou carnê referente à parcela já está disponível. Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do tributo, têm acesso a todas as informações no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br. Os cidadãos que têm parcelas do IPTU em atraso, poderão emiti-las no portal da Semfaz, com os valores já atualizados com juros e multa.

Este ano, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tornou o lançamento e disponibilização de todas as informações referentes ao IPTU, online. Os dados foram disponibilizados com antecedência e ampla divulgação, possibilitando que os proprietários de imóvel pudessem se organizar para efetuar o pagamento do imposto.

Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, o lançamento digital do IPTU gera uma economia de milhões que antes, eram gastos somente com a distribuição dos carnês. “Tivemos uma grande economia com o lançamento digital do imposto. Uma economia que resultou em mais investimentos na cidade. Agora, temos como objetivo diminuir a inadimplência com o IPTU que, atualmente, está em torno de 60%”, explicou o titular da pasta.

Com o IPTU digital, os contribuintes podem, do celular, emitir o boleto, fácil e rapidamente. Este é o caso do empresário Eduardo Souza. “Emiti o boleto da 6ª parcela, que já estava disponível desde junho no site e paguei pelo APP pelo celular também. Foi um processo rápido e fácil. Gostei muito dessa novidade. Desde a primeira parcela, tenho feito isso”, afirmou o contribuinte.

Para emitir o documento, deve-se acessar o endereço eletrônico da Semfaz e buscar o item IPTU ou o banner rotativo do imposto. Caso precise recuperar a inscrição imobiliária do imóvel, deve verificá-lo nos carnês antigos do IPTU. Se não encontrar um carnê antigo e se não tiver CPF/CNPJ cadastrado no sistema, o cidadão deverá se deslocar até a Central de Atendimento da Semfaz, para solicitar a recuperação da inscrição imobiliária e/ou incluir CPF/CNPJ no cadastro da Prefeitura.

ISENÇÃO IPTU 2019

O contribuinte terá direito à isenção do IPTU 2019 caso possua um único imóvel residencial, nele resida e cujo valor venal seja de até R$ 53.500,00. Para solicitar isenção, o proprietário deverá entrar com o pedido no setor de Protocolo da Semfaz, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no setor de atendimento do órgão.

FORMAS DE PAGAMENTO

Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento – caixa eletrônico, ou pelo APP do Banco do Brasil.

O contribuinte deverá estar atento às formas de pagamento identificadas nos boletos. Lembrando também que o imposto poderá ser pago nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, nos canais de autoatendimento, com cartões de outras instituições financeiras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem