agencia

Notícias

Sábado, 09/11/2019 - 10h09

Prefeitura de São Luís muda realidade de bairros da capital com ações do programa São Luís em Obras

Entre os locais que já receberam serviços, como Vinhais, Angelim e Rio Anil, se identificam as mudanças positivas ocorridas após a intervenção da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís muda realidade de bairros da capital com ações do programa São Luís em Obras

O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem mantido um ritmo dinâmico de trabalho com a abertura de novas frentes do programa São Luís em Obras que tem ações em várias áreas sendo executadas e outras que serão iniciadas nos próximos dias. O prefeito tem acompanhado de perto o início e execução de cada uma das frentes de obras que tem mudado a realidade de diversas comunidades com incremento do comércio, valorização de imóveis e melhora na mobilidade urbana. Com a ação, o prefeito Edivaldo está levando serviços a locais que há anos não recebiam melhorias de infraestrutura. Onde o asfalto já chegou os moradores comemoram a transformação das vias e o que isso representa para a comunidade e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

“Estamos mantendo um ritmo de trabalho dinâmico com várias frentes simultâneas de pavimentação para aproveitar ao máximo o período de estiagem. É muito bom perceber, ao dialogar com moradores, o quanto esse serviço impacta positivamente na rotina de cada bairro, contribuindo com a mobilidade urbana, facilitando o acesso do transporte público e valorizando as residências e os pontos comerciais locais. Por isso, estamos trabalhando para chegar ao maior número de bairros possível e reafirmo que Cidade Operária, bairros da zona rural e Itaqui-Bacanga também estão no nosso cronograma e iniciaremos a pavimentação nestes locais em breve”, destaca o gestor municipal.São Luis em Obras, Pavimentação Asfáltica na Rua 9, Cohab Anil III. Crédito: A. Baeta

Somente no eixo de pavimentação, quatro novas frentes de asfaltamento foram iniciadas nesta semana. Na quarta-feira (6) os serviços começaram no Cohajap e Jardim Bela Vista. Na quinta-feira (7), foi iniciado o asfaltamento na Cohab. E na sexta-feira (8) o asfalto chegou ao bairro São Francisco/Ilhinha. Os serviços são levados a um novo bairro à medida que são finalizados nos locais onde estão em execução. As regiões Cidade Operária, bairros da zona rural e Itaqui-Bacanga serão as próximas a receber novo asfaltamento. 

Com o programa São Luís em Obras, o asfalto já chegou no Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão, Cohab, Bela Vista, Cohajap. No polo Cohatrac estão recebendo asfalto vias do Cohatrac I, II, III, IV, a Avenida Principal do Jardim das Margaridas, Residência Primavera, Parque Aurora e Planalto Anil. 

São Luis em Obras, Pavimentação Asfáltica na Rua 9, Cohab Anil III. Crédito: A. Baeta

SÃO FRANCISCO

No São Francisco/Ilhinha, onde o prefeito Edivaldo esteve na sexta-feira (8), as obras de pavimentação começaram pela Rua 07, também conhecida como Rua José Carlos Macieira. Ao todo cerca de 8 km de novo asfalto no bairro. O líder comunitário José Hernandes Gomes destacou que a nova pavimentação chega justamente quando o bairro está comemorando sua fundação.

“É muito gratificante para a comunidade receber este benefício neste momento de celebração para nós. Desde sua primeira gestão o prefeito Edivaldo tem trabalhado no bairro e sempre traz um novo serviço”, disse. Além do asfaltamento, a Prefeitura está executando a reforma da Unidade de Saúde da Família, no São Francisco.

COHAB

O prefeito Edivaldo também vistoriou as obras na região da Cohab na quinta-feira (7). A região receberá cerca de seis quilômetros de asfalto novo. As obras incluem Cohab Anil e o Conjunto Jardim de Fátima. Na região também está sendo reconstruído o mercado municipal e reformado o Centro de Saúde Genésio Ramos.

Todas estas obras fazem parte do programa São Luís em Obras, por meio do qual o prefeito Edivaldo está ampliando a infraestrutura urbana de São Luís com serviços de novo asfaltamento, reforma de mercados, escolas, unidades de saúde entre outras que ainda serão iniciadas como a reforma de praças e obras de drenagem.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, disse que as pavimentações são intervenções urbanísticas de grande importância. “Todas estas obras seguem orientação do prefeito Edivaldo e serão executadas também em outros bairros pela cidade. Desta forma, garantimos melhoria na prestação de diversos serviços públicos como o acesso de ambulâncias e viaturas. Com as ruas asfaltadas as pessoas se sentem mais motivadas a investir em seus imóveis e todo o bairro acaba transformado”, afirmou.

COHAMA/VINHAIS

O Jardim Bela Vista e o Cohajap fazem parte dos bairros na região Cohama/Vinhais contempladas pelo programa São Luís em Obras. Juntos os dois bairros terão mais de 6 km de ruas pavimentadas. Como os serviços foram iniciados na terça-feira (5) a região já conta com ruas onde os serviços já foram concluídos. Nesta região será asfaltado ainda o Planalto Vinhais.

O asfaltamento na Cohama já foi concluído, resultando na pavimentação de 4  km de ruas e avenidas. Na região, a Prefeitura já concluiu também o asfaltamento de ruas e avenidas no Vinhais, totalizando 16 km de vias, abrangendo tanto o lado da Praça do Letrado quanto do mercado.  O bairro também recebeu sinalização horizontal e vertical, implantada pela  Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para tornar o trânsito mais seguro para a trafegabilidade de pedestres e motoristas.

No bairro Rio Anil, localizado na região do Bequimão, também já foi concluído o asfaltamento de quase 3 km de ruas. No Bequimão, o novo asfaltamento também já chegou. Incluído neste polo, o bairro Angelim (alto e baixo) já recebeu novo pavimento em mais de 5 km de vias.

Além do asfalto as vias dos bairros já contemplados estão recebendo sinalização horizontal vertical realizada pela  Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) garantindo mais segurança para motoristas e pedestres, como é o caso do Vinhais, primeiro a receber frente de pavimentação do São Luís em  Obras.   

Em toda esta macrorregião que inclui Vinhais, Cohama, Angelim, Bequimão e bairros do entorno já foram muitos os investimentos da gestão Edivaldo. As praças do Letrado, no Vinhais, e dos Ipês, no Angelim, foram totalmente requalificadas e novas praças serão reformadas. Já foram implantados três ecopontos – Bequimão, Angelim e Residencial Esperança – e mais um está em obras, no Cohaserma. Essa região recebeu ainda intervenções no trânsito e nova sinalização horizontal e vertical, tornando o trânsito mais seguro para a trafegabilidade de pedestres e motoristas.

POLO COHATRAC

O programa São Luís em Obras segue com serviços de asfaltamento em outras áreas da cidade. No Cohatrac, já foram asfaltadas as avenidas Contorno Leste Oeste, Contorno Norte e Contorno Sul, além de dezenas de ruas abrangendo o Cohatrac 1, 2, 3 e 4; também receberam asfalto novo a Avenida Principal, no Jardim das Margaridas; ruas e avenidas do Parque Aurora, Residencial Primavera e Planalto Anil. São cerca de 12 km de pavimentação só neste polo.

Na Avenida Guajajaras, uma das principais da cidade, toda extensão da via que compreende da entrada da cidade até a rotatória da Forquilha já foi pavimentada, totalizando extensão de 4 km. Máquinas e homens continuam trabalhando com celeridade para a aplicação do asfalto no outro sentido da via.

IMPACTOS POSITIVOS

O ritmo dinâmico de trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de São Luís está impactando positivamente no dia a dia da população. Tanto moradores quanto comerciantes estão relatando os benefícios dos serviços de infraestrutura que estão sendo executados nos bairros. Entre as melhorias apontadas pela população está a modernização dos bairros, a valorização dos imóveis, além de garantir maior movimento ao comércio local, estimulando a economia.

No São Francisco/Ilhinha, onde os serviços foram iniciados nesta sexta-feira (8) os moradores já falam sobre as melhorias que o novo asfalto irá trazer. “Agora a gente não vai mais ter dificuldade no transporte. Tanto quem caminha quanto quem tem carro vai poder circular mais tranquilamente pela rua”, disse a aposentada Catarina Maria de Lima Almeida, 83 anos.

Moradora do bairro há quase 50 anos, a aposentada Aurenina Silva Costa afirmou que agora a rua estará preparada para a chegada do inverno. “Quando chove é muito difícil para a gente, mas com a rua toda asfaltada a gente fica bem mais tranquilo porque temos a certeza que não seremos prejudicados e que vamos poder continuar andando pelo bairro sem problemas”, disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem