agencia

Notícias

Sábado, 09/11/2019 - 11h14

Prefeitura de São Luís promove ação de prevenção ao câncer de próstata em alusão à campanha Novembro Azul

As atividades com atendimentos nas áreas de clínica geral e urologia ocorreram no CEM Filipinho; campanha integra as ações de saúde preventiva colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove ação de prevenção ao câncer de próstata em alusão à campanha Novembro AzulA prevenção e as melhores formas de evitar infecções sexualmente transmissíveis marcaram a ação de abertura, neste sábado (9), da programação da campanha Novembro Azul realizada em São Luís pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As atividades ocorreram no Centro de Especialidades Médicas (CEM) no Filipinho e será seguida por uma série de outras que ocorrerão durante todo o mês. A campanha integra as ações de saúde preventiva colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Neste sábado (9), das 8h às 12h, os pacientes puderam receber atendimentos nas áreas de clínica geral e urologia. Além disso, foram dadas orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e encaminhamentos para exames futuros. Dados preliminares da direção do CEM do Filipinho apontam que aproximadamente mil atendimentos foram prestados (o que incluiu ainda aferição da pressão arterial, testes de glicemia e assistência odontológica).

Presente à ação, o secretário titular da Semus, Lula Fylho, ressaltou a importância da campanha. "Muitos homens ainda têm certo preconceito para procurar ajuda. Não se trata de uma questão de masculinidade, e sim de saúde. E que deve ser priorizada. Por isso, a gestão do prefeito Edivaldo tem estimulado ações visando a melhor conscientização acerca dos cuidados e prevenção quanto ao câncer de próstata", ressaltou.

Também presente, a coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Semus, Kardene Rodrigues, afirmou que a mobilização da rede pública para a prevenção à doença é continua. "Nossas ações não se resumem somente a este mês. Pelo contrário, nós gestores orientamos todas as unidades para manter suas equipes de profissionais atentas para receber possíveis casos. É uma rotina da rede", ressaltou.

Muitos pacientes chegaram cedo ao CEM do Filipinho. Um deles foi Francisco de Souza. Com 71 anos, ele afirmou que há pelo menos uma década se previne contra o câncer pela estrutura da Semus. "Desde este período, me consulto de forma frequente. Graças a Deus, jamais descobri algo. Mas como tenho histórico na família, então decidi me precaver", disse.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o mês, a partir de segunda-feira (11), as demais unidades de saúde do município promoverão ações educativas com a distribuição de folders informativos e laços azuis alusivos à campanha.

Além da atividade no CEM Filipinho, a coordenação de Saúde do Adulto da Semus realizará, no dia 17 deste mês, a partir das 8h30, ação de conscientização na Feirinha São Luís, promovida aos domingos pela Prefeitura de São Luís na Praça Benedito Leite (Centro). Na data, estão previstas consultas, orientações acerca de doenças ligadas ao ato sexual e aplicação de vacinas.

No dia 20, as atividades preventivas se darão, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na Rua Deputado Raimundo Vieira da Silva. O objetivo é conscientizar os servidores da pasta quanto à importância de evitar o câncer de próstata. Dados oficiais apontam que, no Maranhão, o câncer de próstata ocupa o primeiro lugar entre os homens.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem