agencia

Notícias

Quarta-feira, 13/11/2019 - 08h19

Oficina gratuita de culinária promovida pela Prefeitura de São Luís ensinará receitas com manga

Fruta que é abundante nesta época do ano será a base para pratos como rocambole, pavê e geleia; inscrições podem ser feitas nesta quinta-feira (14), das 8h às 18h no Museu da Gastronomia Maranhense;ação é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Oficina gratuita de culinária promovida pela Prefeitura de São Luís ensinará receitas com mangaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), abre as inscrições para mais uma oficina de culinária do Museu da Gastronomia. Desta vez, o ingrediente explorado será a manga, fruta que está em abundância nesta época do ano. A oficina é gratuita e ocorrerá na próxima segunda (18) e terça-feira (19), das 14h às 18h, no Centro de Capacitação em Culinária Típica criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e que funciona nas dependências do Museu da Gastronomia Maranhense - Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. As capacitações ocorrem quinzenalmente com o objetivo de  ampliar a qualificação na área da gastronomia com reflexo na geração de emprego e renda. 

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente no Museu da Gastronomia, nesta quinta-feira (14), das 8h às 18h. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas.A ideia é que a partir da aquisição de conhecimentos culinários, o participante opte pelo empreendedorismo no setor. Nas oficinas anteriores foi oferecida capacitação gastronômica a partir de produtos como juçara, macaxeira, vinagreira, bacuri, camarão, abacaxi, jabiraca, sururu e milho. Desde a primeira capacitação oferecida pelo Centro até este mês de outubro, cerca de 160 pessoas da comunidade e ligadas ao setor da gastronomia e da alimentação foram qualificadas.

As capacitações ocorrem no Museu da Gastronomia Maranhense que recebe, diariamente, dezenas de visitantes e propõe uma imersão pela riqueza gastronômica da cidade, por meio também das oficinas oferecidas no espaço. "O museu contém elementos da gastronomia maranhense que resgatam nossa história, e esse também é o objetivo das oficinas que propomos. A manga é uma dos produtos que são utilizados no cotidiano do maranhense e vamos ensinar receitas variadas para os alunos", explica a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

O museu ocupa um dos mais belos casarões coloniais da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense. No primeiro dia do curso, será repassada aos participantes a história gastronômica de São Luís, contada por monitores do próprio Museu, onde ocorrerão as aulas. No segundo dia haverá a prática da cozinha onde serão ensinadas receitas como o rocambole, pavê e geleia de manga.

MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto.

Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense é apresentada no Museu da Gastronomia como forma de proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem