agencia

Notícias

Quarta-feira, 13/11/2019 - 17h28

Prefeitura de São Luís realiza vistoria em ônibus visando a melhoria do serviço de transporte urbano da capital

Fiscalização teve como objetivo verificar as condições de funcionamento dos elevadores, ar-condicionado, além da manutenção e limpeza dos veículos; ação soma-se à outra realizadas no setor pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza vistoria em ônibus visando a melhoria do serviço de transporte urbano da capitalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou, esta semana, uma fiscalização nos ônibus que atuam nas linhas que servem bairros da capital. A ação ocorreu no ponto final das linhas e teve como objetivo verificar as condições de funcionamento dos elevadores, ar-condicionado, além da manutenção e limpeza dos veículos. Esta fiscalização soma-se às outras ações que são realizadas frequentemente pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de garantir a qualidade do serviço de transporte urbano da capital ofertado à população.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, uma das questões fundamentais da fiscalização é resguardar a qualidade no atendimento do serviço do sistema de transportes aos passageiros. “Com a fiscalização regular estamos aplicando rotineiramente o que está previsto no edital de licitação e no contrato de prestação de serviço das empresas de transportes que atendem à população”, explicou o secretário referindo-se à licitação do transporte público realizada de forma inédita pela gestão do prefeito Edivaldo.  

Além das ações de vistorias realizadas pela SMTT, a secretaria também destaca agentes para realizarem fiscalização de verificação de cumprimento de rotas nas linhas na área dos bairros, bem como a situação de manutenção de ônibus que circulam na área urbana da capital.

CRONOGRAMA

Todas essas inspeções integram um cronograma de serviços diários executados pela Superintendência de Transportes da SMTT, que engloba, além das ações fiscalizatórias nos pontos finais das linhas, o acompanhamento 24 horas dos ônibus em operação, via GPS, pelo Centro de Controle de Operações (CCO), identificando desvios de rotas e outras situações que infringem as normas de circulação dentro da capital.

A SMTT orienta ao usuário que, ao presenciar situações que possam comprometer a segurança e a qualidade dos serviços prestados pelo sistema de transporte, que o fato seja comunicado ao órgão por meio do número da Ouvidoria no telefone 156 para que sejam tomadas as devidas providências.

Devido a identificação de infrações, a SMTT já realizou várias apreensões e autuações de ônibus, que depois de apreendidos ficam no pátio da secretaria. A retirada só é feita após o pagamento de multa e a circulação do mesmo só é liberada após a devida regularidade do fato que gerou a apreensão. Entre as irregularidades que mais têm gerado autuação estão vistorias atrasadas e problemas no elevador.  

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem