agencia

Notícias

Sábado, 16/11/2019 - 12h16

Prefeitura de São Luís segue com programação cultural gratuita neste sábado (16) e domingo (17) no Centro da capital

Apresentações culturais no Complexo Deodoro e na Praça Benedito Leite são boas opções; eventos integram o Revivia Centro, programa da gestão o prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís segue com programação cultural gratuita neste sábado (16) e domingo (17) no Centro da capitalA programação cultural gratuita da Prefeitura de São Luís, que ocorre todos os fins de semana no Centro da capital, prossegue neste sábado (16) às 18h, com apresentação da Orquestra Maranhense de Reggae, no Complexo Deodoro e domingo (17), a partir das 17h, com Tripalhaços Azedinho e Foguinho e Banda Vagalume, no mesmo local. Ainda no domingo, a partir das 8h, tem início mais uma edição da Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite. Na sexta-feira (15), na Praça da Mãe d'Água se apresentou o grupo de choro ludovicense Caçoeira. Os eventos integram o programa Reviva Centro, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para a revitalização da área central da capital, atraindo moradores e turistas em visita à Ilha.

As apresentações na Praça da Mãe d'Água e no Complexo Deodoro integram o Arte na Praça, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Já a Feirinha São Luís é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

“O público aproveitou o Dia da Proclamação da República, feriado nacional, para um programa em família e veio prestigiar boa música feita por artistas locais. Todas as sextas do ano, até dezembro, temos grupos de chorinho se apresentando aqui na Praça da Mãe d'Água. A iniciativa é do prefeito Edivaldo que traz para os ludovicenses e turistas uma programação que ocorre em uma praça revitalizada por meio da parceria entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de São Luís. Outro local que também foi revitalizado é o Complexo Deodoro, onde levamos programação aos sábados e domingos”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Na sexta-feira (15), o grupo de choro ludovicense Caçoeira animou o público numeroso que prestigiou a apresentação. Os músicos João Eudes (violão sete cordas), Lee Fan (flauta e saxofone), Wanderson Silva (percussão) e Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho) formam o Regional Caçoeira. O grupo traz como diferencial a mistura de ritmo populares do maranhão e diversos outros gêneros musicais, se configurando como uma nova linguagem musical. O show contou com um repertório de ritmos tradicionais da percussão popular do maranhão, como tambor de crioula, bloco tradicional, bumba meu boi e seus variados sotaques, além de músicas brasileiras como baião, MPB, samba e forró.

O servidor público, Ricardo Mendes, contou que prestigia quase toda semana os grupos de chorinho no Arte na Praça. Ele é um amante do ritmo e com amigos criou também um grupo de choro em São Luís, o Peças Raras, que atualmente está desenvolvendo um projeto de choro de músicas natalinas. “O Arte na Praça é uma oportunidade de conhecer e divulgar este gênero musical, ainda pouco apreciado pelos ludovicenses. Nosso grupo é daqui e está completando 27 anos, por isso viemos todos juntos celebrar e assistir a programação. É uma iniciativa boa e que nos permite aproveitar o ritmo de forma agravável, com qualidade e tranquilidade”, contou.

FEIRINHA

Neste domingo (17), a Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, traz apresentação da Banda da Feirinha, Banda Afro GDAM, Capoeira Maior é Deus, Pequeno sou Eu, shows de Rosa Guedes (MPM), Luciano Priss (MPB) e Black Brasil (Black Music, Soul, Pop). No mesmo dia, a partir das 17h, tem programação infantil com Tripalhaços Azedinho e Foguinho e Banda Vagalume, na Deodoro.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem