agencia

Notícias

Segunda-feira, 25/11/2019 - 17h36

Intervenções viárias realizadas pela Prefeitura de São Luís garantem fluidez e segurança ao trânsito na Avenida Carlos Cunha

Nos últimos meses, a gestão do prefeito Edivaldo tem realizado diversas ações no bairro Jaracati para visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Intervenções viárias realizadas pela Prefeitura de São Luís garantem fluidez e segurança ao trânsito na Avenida Carlos CunhaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início à construção da mureta de proteção na cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzzi, sentido bairro-Centro, na avenida Carlos Cunha, bairro Jaracati. No trecho, próximo à ponte, estão sendo chumbados os trilhos de apoio da defensa metálica, em 120 metros de extensão da via. A ação constitui a última etapa de um conjunto de medidas viárias realizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior naquele trecho visando a segurança de motoristas, pedestres e moradores da área.

Outras mudanças significativas em relação ao trânsito também foram realizadas nos últimos meses no local, destacando-se uma alteração da configuração geométrica que consistiu no fechamento do retorno no sentido bairro-Camboa, onde foi feita a retirada de uma parte do canteiro central, gerando alargamento da pista no sentido bairro-Centro e adaptação geométrica no sentido Centro-bairro. Para o titular da SMTT, Canindé Barros, “a modificação vai proporcionar a melhoria da fluidez do trecho, fundamentalmente nos horários de maior movimento de veículos”.

A sinalização semafórica e as faixas de segurança de pedestres, que antes ficavam em frente à Casa da Mulher Brasileira, também passaram por alterações. Com a mudança, as faixas e o conjunto semafórico foram deslocados para o trecho em frente ao Banco do Brasil. Dotado de botoeiras, o semáforo permite que, através do mecanismo, o pedestre solicite a travessia na faixa, ao acionar o fechamento do sinal para veículos.

Além de permitir esse controle de passagem do pedestre, o conjunto semafórico também possui sincronia com os demais semáforos das proximidades, tanto no acesso à Avenida Ferreira Gullar, quanto na extensão da Avenida Carlos Cunha, na altura do Shopping São Luís. Esse sincronismo é chamado de “onda verde”, recurso que ocorre quando uma série de semáforos é coordenada para permitir o fluxo contínuo de tráfego por várias interseções em uma direção principal.

Na infraestrutura, além da construção da barreira para evitar acidentes, outra frente de trabalho executa a recuperação do canteiro central ao longo da Avenida Carlos Cunha. Os serviços estão avançados e equipes seguem no trecho localizado em frente ao Ministério Público aplicando as novas fileiras de meios-fios. A requalificação dos blocos de concreto visa garantir melhor aspecto urbanístico na via que é uma das mais movimentadas, de acesso ao Centro e outras regiões de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem