agencia

Notícias

Quinta-feira, 28/11/2019 - 16h41

Prefeitura de São Luís disciplina trânsito na região da Fonte do Bispo e Ceprama

Medida visa evitar que condutores de veículos particulares parem ou estacionem em frente aos pontos de ônibus e dificultem o embarque e desembarque de passageiros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís disciplina trânsito na região da Fonte do Bispo e CepramaCom o intuito de disciplinar o trânsito e garantir a fluidez na área da Fonte do Bispo e Ceprama, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), iniciou ação de reordenamento do trânsito nos pontos de ônibus da região do Anel Viário. No local, duas viaturas e quatro agentes de trânsito trabalham para evitar que condutores de veículos particulares parem ou estacionem em frente aos pontos de ônibus e dificultem o embarque e desembarque de passageiros, ocasionando congestionando na área, principalmente nos horários de pico. As equipes ficam a postos de segunda a sexta-feira, das 6h até às 20h e no sábado das 6h às 13h naquela região. A ação soma-se a outras implantadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior para garantir segurança no trânsito da capital. 

“Antes da ação, era comum constatar veículos particulares utilizando o espaço destinado aos ônibus, dificultando o acesso dos passageiros aos coletivos e gerando lentidão ao trânsito que, no trecho entre a Fonte do Bispo e o Ceprama, é intenso e é por onde circulam todos os veículos com sentido à área Itaqui-Bacanga e Areinha”, explicou o titular da SMTT, Canindé Barros.

Em frente ao Ceprama, no ponto de ônibus sentido bairro, na faixa da direita, toda a área de embarque e desembarque foi demarcada com cones pelos agentes de trânsito, ficando assim, esta faixa exclusiva para a parada de veículos de transporte coletivo. Caso algum condutor de veículo particular entre na área demarcada pelos cones, este deve seguir a orientação dos agentes e caso haja necessidade de parar, deve fazer após a área demarcada.

No ponto de ônibus da Fonte do Bispo sentido bairro, a ação acontece na área de recuo da parada, para evitar o uso indevido da área. Dois agentes fazem a orientação no local para impedir que veículos particulares dificultem o acesso dos ônibus à parada, causando congestionamento na via e na rotatória.

Vale ressaltar que, de acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar onde houver sinalização delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo, é infração de trânsito. Compreende como parada a imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem