agencia

Notícias

Terça-feira, 03/12/2019 - 15h31

Prefeitura de São Luís inicia nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos

Desde 2015, o PAA contribui com a produção familiar agrícola, estimula o consumo de alimentos mais saudáveis e reforça a política de combate à extrema pobreza e insegurança alimentar implantada na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia nova etapa do Programa de Aquisição de AlimentosA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa),  reúne nesta semana agricultores familiares da capital para o evento de assinatura do Termo de Compromisso para fornecimento dos produtos hortifrutis, em mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação dará início à execução da quarta etapa do PAA (Proposta de Participação nº 000.005.818.21/2019), que começa em dezembro. A lista de produtores selecionados está disponível na sede da Semsa, situada à Rua Celso Magalhães, nº 18, no Centro e funciona das 8h às 18h. O PAA é uma das iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para combater a insegurança alimentar na capital.

“A cada nova fase do programa temos uma grande satisfação em saber que com esta iniciativa do prefeito Edivaldo estamos promovendo o trabalho, a renda e garantindo dignidade a quem fornece  e quem recebe o alimento. E o programa tem essa função de estimular a nossa produção familiar agrícola e garantir alimentos de qualidade a quem precisa”, pontuou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. Além dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), nesta etapa serão atendidos ainda o Hospital Clementino Moura - Socorrão II e o Hospital da Criança.

O município assinou com o Governo Federal em 2013, o Termo de Adesão Misto do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade de Compra com Doação Simultânea, ou seja, compra diretamente do produtor e distribui gratuitamente às unidades recebedoras, conforme Resolução Nº 81, de 9 de abril de 2018, que dispõe acerca da destinação dos alimentos adquiridos com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos.

São adquiridos hortifrutis cultivados em polos agrícolas da Ilha localizados no Cinturão Verde, Matinha e Tajipuru e demais comunidades produtoras. Na lista de itens fornecidos estão abacaxi, abóbora, abobrinha, acerola, alface, banana (nanica e prata), batata doce, berinjela, caju, cebolinha, coco (d'água e seco), coentro, couve, farinha (de mandioca e d´água), feijão verde sem casca, limão, mamão (papaia e comum), maracujá, maxixe, mel de abelha, melancia, melão, milho, pepino, polpa (acerola, cajá, caju, goiaba e manga), quiabo, mandioca e vinagreira.

A distribuição dos alimentos é realizada pela Semsa, em parceria com a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) aos beneficiários inscritos em instituições socioassistenciais - que trabalham com populações em risco de segurança alimentar e nutricional. O PAA é um programa do Governo Federal, executado através do Termo de Adesão Misto com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, para colaborar com o enfrentamento da fome e da extrema pobreza, ofertando alimento de qualidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

Desde sua implantação, em 2015, o PAA vem contribuindo para fortalecer a produção familiar agrícola, estimular o consumo de alimentos mais saudáveis e reforçar a política de combate à extrema pobreza e à insegurança alimentar. O PAA já alcançou milhares de famílias com a distribuição de cestas de alimentos. Os recursos são do Governo Federal e a gestão do programa é do município de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem