agencia

Notícias

Segunda-feira, 09/12/2019 - 08h27

Prefeitura de São Luís segue com investimentos no Centro e reformas da Praça da Bíblia e Parque do Bom Menino avançam

Realizadas por meio do programa São Luís em Obras, requalificação dos espaços tradicionais do Centro da capital são marca da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo segue com investimentos no Centro e reformas da Praça da Bíblia e Parque do Bom Menino avançam

O Centro de São Luís ganha, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, uma nova configuração urbanística com espaços públicos requalificados e mais aprazíveis à população, a exemplo do Complexo Deodoro, obra realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís e entregue em dezembro do ano passado. Agora, por meio do programa municipal São Luís em Obras, estão sendo amplamente reformados o Parque do Bom Menino e a Praça da Bíblia, cujos serviços avançam dando mostras de que em breve este locais terão sua importância histórica resgatada e valorizada. 

“Este conjunto de obras que está sendo realizado no Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia são parte de um programa de reformas que iniciamos em agosto e que abrangem não só o Centro da cidade, como também diversos bairros de São Luís aos quais temos levado asfaltamento, reformas de praças, unidades de saúde e mercados. O São Luís em Obras, na região do Centro, se une a outras ações nossas e também em parceria que servem para revitalizar, urbanizar e trazer de volta nosso povo para ocupar espaços que são verdadeiros cartões-postais de nossa linda São Luís, como é o caso da Fonte das Pedras, que reformamos e entregamos recentemente à população", ponderou o prefeito Edivaldo lembrando ainda da requalificação do Complexo Deodoro e da Rua Grande, executada pelo  IPHAN em parceria com a Prefeitura.

Ampliando a gama de investimento no Centro na última semana o prefeito assinou ordem de serviço para reforma das praças da Misericórdia e da Saudade. As obras vão resgatar a beleza desses importantes espaços para a cidade e para a população. 

O titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, destaca a importância das obras para a cidade. “O serviço de reforma ampla da Praça da Bíblia e do Parque Bom Menino visa propiciar à população ludovicense equipamentos adequados ao lazer, valorizando atividades infantis e também destinadas aos idosos, esportivas e de convivência social. As obras estão sendo executadas dentro do cronograma previsto”, declarou.

PRAÇA DA BÍBLIA

Na Praça da Bíblia, já foi concluída 90% da pavimentação, o que inclui as calçadas e o pátio central. Também chegou a 90% a construção dos quiosques, isto é, falta apenas a pintura e a cobertura do pátio, pois foi demolida toda a estrutura pré-existente para dar lugar a novos alicerces (sapatas de concreto), cisterna, alvenaria, pedras e bancadas, revestimento cerâmico e reboco.

No perímetro da praça está sendo instalado um piso tátil e, segundo os responsáveis pela obra, já foi concluído 80% deste serviço, que serve para orientar a caminhada de pessoas com deficiência visual. As escadarias e vias de acesso à praça estão em fase final de construção. Está em fase de instalação (70% concluído) o sistema de irrigação e será iniciado nos próximos dias o serviço de paisagismo. Lembrando que o prazo para entrega da obra é março de 2020.

A reforma da Praça da Bíblia visa ainda promover melhorias da integração física entre o passeio da Avenida Guaxenduba, onde fica localizada a praça, e a porção central do logradouro, além de nova iluminação pública para destacar o Monumento da Bíblia; e vai garantir acessibilidade universal em todo o espaço. Todo o projeto de reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia e entorno atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

PARQUE DO BOM MENINO

No Parque do Bom Menino, localizado na Avenida Alexandre de Moura, Centro, está sendo construída a superestrutura dos quiosques, próximo às quadras esportivas. Já foram construídas as sapatas de sustentação, os pilares de concreto e as paredes de alvenaria estão em fase de conclusão, passando para o reboco.

No local, já foram concluídas as escavações para a construção das biovaletas e também as travessias de pedestres da pista de cooper. Também está sendo reformado o prédio administrativo do parque, onde serão refeitas todas as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e pluviais.

Na área do parque será edificado um novo prédio para a Guarda Municipal. Está em andamento também a construção do Skate Park, cujo serviço está com 35% completo, conforme os responsáveis pela obra. Em andamento também está a reforma do ginásio coberto, com a recuperação de todo o alambrado e a restauração das instalações elétricas, seguidas de pintura. Próximo ao ginásio, segue a reforma das duas quadras esportivas de concreto (sem cobertura), sendo que uma delas teve demolida totalmente a estrutura concretada para dar lugar a um campinho gramado para futebol society.

A área reservada para comércio de flores e plantas ornamentais também está em reforma. No local, já foram construídas os alicerces (sapatas de sustentação e contrapiso). O próximo passo será a construção das estruturas de madeira e o telhado. Os floristas instalados no parque foram remanejados, provisoriamente, para uma área ao lado da obra (mas inserida dentro do perímetro parque), enquanto é realizado o serviço.

A requalificação do Parque do Bom Menino visa organizar e estruturar estes espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização, e ainda, contribuir com as consequentes melhoria da qualidade de vida e melhora da saúde pública.

Todo o projeto de requalificação do Parque foi pensado para garantir o atendimento das normas de acessibilidade universal. É proposta a criação de uma rota em piso tátil interligando os dois principais acessos às principais edificações da zona central do parque.

SÃO LUÍS EM OBRAS

As ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo, incluem outras obras já em andamento como a reforma e revitalização de espaços públicos, mercados, unidades de saúde e escolas e a pavimentação de diversos bairros da cidade. 

O programa inclui um amplo serviço de pavimentação, caso da Avenida Guajajaras, e que já alcançou diversos bairros como Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão e Ipase, entre outros, e já chegou à zona rural, como Tibiri e Tibirinho. No polo Cohatrac já receberam novo asfalto ruas do Cohatrac 1, 2, 3 e 4 e seguem em andamento também pelo Planalto Anil II e Parque Aurora, Parque Universitário e Planalto Pingão. Na Cohab, Conjunto Jardim de Fátima e Cohab Anil também estão sendo feitas obras de pavimentação. Os bairros Cohajap, Bela Vista, São Francisco e Ilhinha também já foram beneficiados com novo asfaltamento.

Na área da saúde, estão em obras o Centro de Especialidades Odontológicas da Alemanha e do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab; a reforma do setor de clínica cirúrgica do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I, entre outras.

Também seguem em andamento as obras de reforma do Mercado da Cohab e do Coroadinho; da Casa de Passagem; a construção de Ecopontos e galpões de triagem; a construção da Creche da Cidade Operária; entre outras obras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem