agencia

Notícias

Sexta-feira, 06/12/2019 - 15h44

Prefeitura de São Luís destaca patrimônio cultural e encanta público em última edição do ano do Passeio Serenata

Integrante do programa Reviva Centro, criado pelo prefeito Edivaldo, evento marcou os 22 anos do título de São Luís Patrimônio da Humanidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís destaca patrimônio cultural e encanta público em última edição do ano do Passeio SerenataCom uma apresentação teatral bem-humorada, músicas populares e informações turísticas sobre a cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou a última edição do ano do Passeio Serenata na noite de quinta-feira (5). O evento foi em homenagem aos 22 anos do título de São Luís Patrimônio da Humanidade, celebrados no Dia Municipal do Patrimônio, 6 de dezembro. O cortejo percorreu a Rua Grande e foi encerrado no Complexo Deodoro, locais recentemente revitalizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. O Passeio Serenata integra o programa Reviva Centro, criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Com o objetivo de difundir a história da cidade para os moradores e para os turistas, o Passeio Serenata contou com as informações da guia de turismo Zildenice Barros, que apresentou a todos histórias de locais como o antigo Cine Éden e as casas onde viveram Ana Jansen e Catulo da Paixão Cearense, personalidades fortes da cultura maranhense. Também foram destacadas a arquitetura das edificações e curiosidades como o local que já foi um cemitério.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, acompanhou o percurso e ressaltou a importância de um evento como este para a comunidade e para os visitantes. “A gestão do prefeito Edivaldo busca apresentar de uma maneira diferente as belezas da cidade. É importante observamos mais os detalhes da nossa cidade, que é patrimônio da humanidade, mas, antes de ser do outro, é nossa”, destacou.

O repertório musical foi de responsabilidade da Banda Serenata e da cantora Tássia Campos, que escolheram as músicas mais bonitas para encantar o público durante o percurso - iniciado no Largo do Carmo e finalizado no Complexo Deodoro. “Parabéns pela iniciativa. Aprendi muito mais do que já sabia sobre a cidade, além de apreciar um belo caminho em uma noite belíssima como esta. É muito bom ver o trabalho positivo que estão fazendo para valorizar a cidade”, disse o comerciante Antônio Bayma.

A companhia Tramando Teatro trouxe um roteiro com apresentações de personagens que resgataram a história de vida das figuras mencionadas também pela guia de turismo e de lugares muito famosos no passado da cidade. Durante a peça, duas mulheres que saíram para a inauguração do Cine Éden, por exemplo, se encontraram com jovens rapazes que foram assistir “Carruagens Velozes e Furiosas”, sempre misturando a realidade com a ficção, fazendo o público sorrir durante toda a encenação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem