agencia

Notícias

Sábado, 07/12/2019 - 16h52

Programação do Reviva Centro Especial de Natal anima fim de semana no Centro de São Luís

As atividades começaram nesta sexta-feira (6) com o Cortejo Doce Natal e continuam no sábado e domingo com a VI Mostra de Talentos com apresentação de crianças, adolescentes e idosos de equipamentos sociais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Cortejo Doce Natal, que aconteceu na sexta-feira (6), começou no Largo do Carmo e encerrou no Complexo DeodoroO Natal está chegando e a Prefeitura de São Luís preparou uma programação que acontece todo fim de semana com o programa Reviva Centro Especial de Natal. Na sexta-feira (6),  por exemplo, o papai, a mamãe noel e outros personagens natalinos desfilaram pela Rua Grande em uma animada marcha, acompanhados da banda da Escola de Música do Bom Menino das Mercês. O Cortejo Doce Natal começou no Largo do Carmo e encerrou no Complexo Deodoro onde foram realizado shows com o grupo de choro Chorando Calado e Roberto Ricci. A programação integra o programa Reviva Centro Especial de Natal.

“A cidade já respira ares natalinos e a Prefeitura preparou uma programação toda especial para comemorar essa data tão importante para as famílias. Neste sábado e domingo temos mostra de talentos da Semcas e na sexta-feira realizamos um cortejo que trouxe alegria à criançada. É a gestão Edivaldo Holanda Junior mostrando que incentiva a cultura e proporciona momentos de lazer gratuitos em espaços do Centro da cidade”, pontua o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

O cortejo Doce Natal, do Crioulas Promo, tem o objetivo de resgatar o espírito natalino por meio de apresentações lúdicas sobre a data, direcionado para a população da região. Fazem parte personagens como Papai Noel, Mamãe Noel, Assistentes de Papai Noel, Árvore de Natal, Soldadinho de Chumbo; e outras exclusivas da trupe: Rei Doce, Rainha Doce, Biscoito, Pirulito, Madame Sorvete e muitos outros.

Ernesto Batista é jornalista e, no mês de dezembro, usa gorro, barba branca e uma roupa vermelha. Ele foi o Papai Noel que levou alegria às crianças durante o Cortejo Doce Natal. “É muito bom receber o calor humano dos pequeninos. Iniciei como bom velhinho como uma brincadeira em casa com meus filhos, de 5 e 6 anos. Depois fui atendendo a pedidos de amigos e aqui estou no segundo ano como Papai Noel oficial da trupe”, explica.

Para ser um show completo, o cortejo Doce Natal é acompanhado de banda musical, cenografia e efeitos especiais. E foram os alunos da Escola de Música do Bom Menino das Mercês que fizeram a trilha sonora do cortejo. A estudante Jossyene Araújo, 16 anos, faz o curso de música e toca saxofone há dois anos e meio. “É um privilégio estar na banda porque tocar saxofone é algo que não conhecia. E apresentar é bom porque as pessoas gostam, acham bonito, principalmente em uma data muito importante como o Natal. Pretendo ser obstetra e continuar tocando sax”, planeja.

APROVAÇÃO

A professora Charlene Brito veio com o marido, o corretor de imóveis Adno Alves e a filha Alice Vitória, 4 anos. Ela conta que sempre frequenta a programação do Arte na Praça, com destaque para o chorinho e a recreação infantil, principalmente agora durante o mês natalino. “É uma valorização da nossa cultura que é tão rica, além de ser uma forma de ensinar nossas crianças sobre vários gêneros. A revitalização foi ótima porque incentiva o lazer ao ar livre, que é mais saudável e permite contato com o verde”, opina.

Amanda Silva Souza, psicóloga e mãe do João Heitor, de 4 meses, estava na plateia com a sogra, a secretária Larissa da Silva, 64 anos, acompanhando a apresentação do grupo de chorinho Chorando Calado, que aconteceu logo após o cortejo natalino. Acontece que o marido de Amanda, o violonista João Eudes estava se apresentando. “É a primeira vez depois da gravidez que venho à Deodoro. Vim trazer o neném para ver as luzes e o Papai Noel. O espaço ficou muito bonito e incentiva a cultura com uma programação tão boa”, destaca. A programação da noite encerrou com o show do artista maranhense Roberto Ricci.

MOSTRA DE TALENTOS

A programação continua neste sábado (7) e domingo (8), a partir das 17h, com a VI Mostra de Talentos, evento que marca a culminância das atividades artísticas desenvolvidas ao longo do ano pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). A Mostra destaca talentos de crianças, adolescentes e idosos de equipamentos sociais. Ao todo serão 18 grupos organizados em apresentações de dança, canto e teatro. A partir do tema “Conhecendo nossa história: eu e a comunidade”, os participantes irão recontar um pouco da história e cultura do território ao qual pertencem.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem