agencia

Notícias

Domingo, 15/12/2019 - 08h59

Programa Feirinha São Luís impulsiona comércio no período natalino

Neste fim de ano, o evento está sendo realizado no sábado, de 16h às 22h, e segue no domingo, de 8h às 15h, movimentando a economia e gerando maior renda para os feirantes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programa da gestão do prefeito Edivaldo, Feirinha São Luís impulsiona comércio no período natalinoRealizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Feirinha São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, une produtos agroecológicos, culinária, artesanato, artes plásticas, literatura, e apresentações culturais em um único espaço, a Praça Benedito Leite. Neste período natalino, o evento inicia mais cedo, ainda no sábado,  de 16h às 22h, e segue no domingo, de 8h às 15h, movimentando a economia e gerando maior renda para os feirantes.

A programação cultural está presente em todos os domingos desde a primeira edição do evento. Nesse domingo (15), não poderia ser diferente. A agitação do público fica por conta das atrações culturais com Andrey e Igor (MPB), Embala Brasil (MPB, regional), Tambor de Crioula Milagre de São Benedito, Capoeira Acapus e a anfitriã Banda da Feirinha.

“Agregamos sempre valores que são inerentes à nossa cultura e tradições na Feirinha São Luís, estando sempre em busca de novidades para ajudar nas vendas dos feirantes. E, nesse período natalino, os artesãos capricham ainda mais nos itens para chamar atenção do público, aquecendo o comércio na data”, diz o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Comerciantes como a dona Graça Parga, que trabalha há mais de 25 anos com artesanato aprovou a ideia. “Sempre participei de feiras e eventos na área e estou na Feirinha desde o começo. Agora nesse ano, com a chegada do período natalino deu uma aquecida nas vendas. A procura pelo presente inusitado é um diferencial pra quem gosta de exclusividade, aí veio a minha ideia de investir mais ainda em algo que agrade o público”, explica a artesã.

Denise Mendes é artesã há dois anos, desde junho ela expõe seus produtos na Feirinha São Luís, são enxovais de cozinha feitos de tricoline. “Meus produtos tem tido ótima aceitação pelo público, são confeccionados panos de pratos, saia pra galão de água, puxa-saco, toalhas de mesa, capa pra botijão de gás, capa para liquidificador e bate mão. As vendas estão ótimas, não tenho do que reclamar nesse período natalino, é uma experiência muito boa poder expor e comercializar meus produtos na Feirinha, que tem um público diversificado e sempre em busca de novidades”, destacou Denise.

Segundo dados da Polícia Militar e também da coordenação da Feirinha, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite em mais de 120 edições do evento, o que  gera uma média de R$ 60 milhões em capital circulante, estimulando a economia local. Ao todo 122 pessoas têm permissão para comercializar produtos na Feirinha São Luís, nos setores agroecológico, artesanato, alimentação, food trucks, além dos pregoeiros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem