agencia

Notícias

Quarta-feira, 18/12/2019 - 18h28

Prefeitura de São Luís é homenageada em celebração de 400 anos da Câmara de São Luís

Na ocasião, o vice-prefeito Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo na solenidade de entrega da medalha Simão Estácio da Silveira

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís participa da celebração de 400 anos da Câmara de São LuísO vice-prefeito de São Luís Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo Holanda Junior na solenidade de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Luís para personalidades que se destacaram na sociedade ludovicense, neste ano de 2019. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (18), na Vila Reale Buffet, no Calhau, que também marcou os 400 anos de atuação do Parlamento Municipal.

Além do prefeito Edivaldo, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o secretário de Saúde, Lula Fylho e secretária adjunta de Saúde, Natália Mandarino, também foram agraciados com a medalha.

“A honraria é sinônimo da bravura da cidade de São Luís. Representa a trajetória política da nossa cidade, a luta e a combatividade. Nesse fim de ano e início das festividades, essa entrega é muito simbólica. O prefeito Edivaldo, mesmo em um cenário grave de crise da economia nacional, que tem consequências em nosso município, está enfrentando o momento e avançando em várias áreas da cidade”, destacou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

A condecoração acontece há 23 anos e faz alusão ao colonizador português Simão Estácio da Silveira, o primeiro a comandar a Câmara Municipal de São Luís. Neste ano, foram agraciados 90 cidadãos, que tiveram papéis de destaque em São Luís, entre políticos, militares, intelectuais e líderes comunitários.

“Uma comenda que registra a importante atuação de Simão Estácio da Silveira, o primeiro comandante do Parlamento e que muito fez pela cidade. Hoje, em seu nome, homenageamos diversos cidadãos que também ofertaram sua vida, sua função e seu serviço, neste ano, em defesa de São Luís. Viva Estácio da Silveira e os agraciados desta noite”, destacou o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho.

HISTÓRIA

Além da condecoração com a medalha, o evento é uma celebração dos 400 anos de história da Câmara Municipal de São Luís, fundada em 1619, sendo uma das mais antigas do Brasil. Simão Estácio da Silveira, de origem açoriana, foi um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão e foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem