agencia

Notícias

Segunda-feira, 23/12/2019 - 16h18

Prefeitura de São Luís e parceiros promovem ação social de Natal no bairro São Cristóvão

Comunidade teve acesso a serviços nas áreas da saúde, artesanato, beleza, cidadania, entre outras, durante o Natal Solidário do Bairro São Cristóvão; ação integra a política assistencial da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís e parceiros promovem ação social de Natal no bairro São CristóvãoServiços de saúde, oficinas de artesanato, assistência social, palestras e outras ações compuseram a programação do Natal Solidário do Bairro São Cristóvão, ação social realizada no sábado (21), na área interna do Templo Central da Assembleia de Deus - Tirirical. O evento, que segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, foi promovido pela Prefeitura de São Luís por meio do programa Todos Por São Luís e das secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc - Defesa Civil), Desporto e Lazer (Semdel), Segurança Alimentar (Semsa), Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas), Trânsito e Transportes (SMTT) e ainda a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Cruz Vermelha do Maranhão, projeto social Nelson Andrade, Casa da Mulher Brasileira e Igreja Assembleia de Deus Campo Tirirical.

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Oliveira Coqueiro, a Prefeitura de São Luís e os parceiros disponibilizaram profissionais de saúde, assistentes sociais e outros para realizar os atendimentos à comunidade do São Cristóvão. “A equipe do programa Todos por São Luís, fruto do dinamismo da gestão Edivaldo, está de parabéns, assim como, também todos que se empenharam para a realização do vento”, destacou o secretário.

Na ação, foram ofertados serviços nas áreas de saúde, com aconselhamento com psicólogos, consultas com clínico geral, oftalmologistas, pediatras e nutricionistas; vacinação humana e de cães e gatos; fisioterapia; aplicação de flúor; e  encaminhamentos para exames de imagem e laboratoriais, além de testes rápidos de HIV, sífilis, diabetes, aferição de pressão e teste de glicemia. Também foram disponibilizados medicamentos por meio da farmácia básica; realização de exames rápidos; e distribuição de próteses mamárias. 

Além destes serviços, quem foi ao local pôde participar de palestra sobre feminicídio e ter acesso a serviços como emissão de carteira de identidade, cabeleireiro e estética. As oficinas de trabalhos artesanais também foram ofertadas à população. 

A área da saúde foi uma das mais procuradas pela população. Gabriel Borralho, 23 anos, e a esposa Taís Borralho, 21 anos, aguardavam no setor de pediatria, para consultar o filho Henrique, de 10 meses. “Ficamos sabendo da ação e que teria atendimento médico para crianças, então, não pensamos duas vezes. Essa iniciativa foi excelente”, avaliou Gabriel.

 ALCANCE SOCIAL

Durante o evento, representantes da Casa da Mulher Brasileira e da Coordenadoria da Mulher promoveram palestras sobre feminicídio para alertar sobre a violência doméstica, e como as mulheres e seus familiares devem proceder em situações que ocorram agressões e tentativas de intimidação. 

A Defesa Civil Municipal também marcou presença no evento, com o teatro de bonecos que orientou adultos, jovens e crianças sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente, além de procurar reconhecer os perigos e vulnerabilidades da comunidade, reduzindo, assim, os riscos de perdas de vidas e danos materiais. Equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) participaram do evento com os serviços sociais. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem