agencia

Notícias

Quarta-feira, 15/01/2020 - 11h48

Com período chuvoso, Prefeitura de São Luís fortalece ações preventivas e de acompanhamento em áreas de risco da capital

Equipes da Defesa Civil Municipal trabalham em regime de plantão de forma a prestar auxílio a moradores de áreas apontadas como de risco na cidade; ação integra o plano de contingência da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo acompanha índice pluviométrico e orienta população em caso de ocorrênciaA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está intensificando as ações de monitoramento em áreas de riscos na capital maranhense devido ao período chuvoso. Equipes estão acompanhando, em regime de plantão, problemas que decorrem do volume de chuvas que caem na capital. Neste mês de janeiro, o volume das chuvas chegou a  84 mm, registrado no sábado (11), e 43 mm nesta terça-feira (14). Ação integra o plano de contingência da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

O serviço acompanha ocorrências registradas. Agentes da Defesa Civil também fazem atendimento às famílias. Os moradores receberam orientação da Defesa Civil e também são  encaminhados para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da comunidade.

Os órgãos competentes estão de prontidão e são acionados (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civis e Cruz Vermelha) sempre que acontecem alguma ocorrência e os moradores são orientados a deixar as residências interditadas por razões de segurança e preservação da integridade físicas dos moradores.

“Nossa competência é atender as emergências, interditar e encaminhar os casos registrados junto aos órgãos competentes, caso haja a necessidade. Nesses dias, o que temos realizado é justamente o atendimento às emergências, pois somos um órgão de resposta imediata a desastres”, relata a superintende da Defesa Civil, Elitania Barros.

OCORRÊNCIAS

Nesta terça-feira (14), equipes da Defesa Civil fizeram vistorias e realizaram a colocação de lonas impermeáveis em barreiras existentes no bairro São Raimundo, no eixo Itaqui-Bacanga. No local, os agentes visitaram residências próximas às áreas de encostas e também distribuíram cartilhas com orientações sobre como proceder em casos de ocorrências de sinistros decorrentes de fortes chuvas. Na madrugada desta quarta-feira (15), a Defesa Civil também esteve no Bairro Janaina fazendo o monitoramento da área.  

Os  números de emergência para acionar a Defesa Civil da Prefeitura de São Luís são o 3212-8473 ou 153 (ligando de um número da operadora Oi); ou o número de celular, 98822-5352 (possui WhatsApp). O número 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), também pode ser acionado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem